Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) venceu a quinta edição da Clássica Aldeias do Xisto, uma prova com 144,8 quilómetros, entre Sobral de São Miguel e Ferraria de São João, onde a meta coincidiu com um prémio de montanha.
Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) conquistou a Taça de Portugal Jogos Santa Casa pelo segundo ano consecutivo.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em nota informativa, que a “orrida acabou por ser animada por três fugitivos, mas que rodaram adiantados, cada um deles, em solitário. O primeiro a destacar-se foi Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que, sem companhia, acabaria absorvido, ainda antes dos dois prémios de montanha colocados em posição intermédia na etapa”.
“Com os olhos postos na classificação dos trepadores, atacou Rui Vinhas (W52-FC Porto), o fugitivo seguinte. Passando à frente nas subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, acabaria por garantir a vitória na geral da montanha. A vantagem do sobradense, que rondou os dois minutos, esfumou-se e também esta fuga foi extinta”, refere o comunicado que reforça que “Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista) atacou logo depois de alcançado o portista”.
“O pelotão já teve, neste caso, rédea mais curta. A diferença nunca passou de um minuto. O famalicense ainda chegou à subida final ligeiramente destacado, mas não resistiria aos ataques vindo de trás”, informa a federação que declara que “Frederico Figueiredo, José Neves (W52-FC Porto) e Henrique Casimiro (Efapel Cycling) assumiram a dianteira”, tendo o “corredor da Glassdrive-Q8-Anicolor fez algumas arrancadas, mas a decisiva aconteceu a 300 metros da meta” e impôs a lei do mais forte.
O atleta cortou a meta com 3h45m19s. José Neves ficou a seis segundos e Henrique Casimiro a doze.
Luís Gomes, subindo no seu próprio ritmo, conseguiu a quarta posição, a 36 segundos do vencedor e garantiu a conquista da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.
Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) terminou a Taça em segundo e Rafael Silva (Efapel Cycling) em terceiro.
Na geral da Taça de sub-23, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), venceu seguido pelo companheiro de equipa Afonso Eulálio e por João Macedo (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car).
A Glassdrive-Q8-Anicolor ganhou a Taça de Portugal por equipas.
A Clássica Aldeias do Xisto é também pontuável para a Taça Nacional de Equipas. O triunfo de Frederico Figueiredo guindou a Glassdrive-Q8-Anicolor ao topo deste troféu, com 240 pontos. Segue-se a Kelly-Simoldes-UDO, com 215. A Rádio Popular-Paredes-Boavista, que comandava, partilha agora a terceira posição com a Efapel Cycling.