O próximo domingo será palco de três provas pontuáveis para as respetivas Taças de Portugal.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que Melgaço irá receber “a primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO)”.
Tarouca será palco do arranque da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano.
“Depois da Prova de Abertura – Região de Aveiro, o pelotão português de equipas continentais e de clube volta a encontrar-se para disputar a Taça de Portugal, numa corrida que, por ser de um dia, faz também parte da Taça Nacional de Equipas. O ponto de encontro é a Póvoa de Varzim e a Clássica da Primavera”, destaca a entidade que gere o ciclismo português, que realça que a “prova terá 145,8 quilómetros com partida (10h55) e chegada (14h28) na Avenida Vasco da Gama, junto ao Clube Desportivo da Póvoa”.
“Tal como é tradição na corrida poveira, o monte São Félix, em Laúndos, é o ponto orograficamente mais exigente. Será ultrapassado sete vezes, antes da chegada”, acrescenta a nota informativa que nos foi endereçada.
O Centro de Estágios de Melgaço será palco da primeira corrida da “Taça de Portugal de XCO da época de 2022. É uma prova de classe 1 UCI, motivo pelo qual os corredores nacionais terão concorrência forasteira, prevendo-se a participação de quase de meio milhar de participantes, distribuídos pelas diferentes categorias”
A Federação Portuguesa de Ciclismo avança que o “sábado será dedicado aos treinos, ficando a competição reservada para domingo”, sendo que os “cadetes são os primeiros a entrar em ação, às 9h00. Às 10h15 é a vez dos juniores masculinos e de todas as categorias femininas, exceto as cadetes, que correm na primeira prova”.
Os veteranos e os paraciclistas alinham às 12h15.
A corrida de elite e sub-23 fecha o programa, às 14h30.
Já a Taça de Portugal de DHI inicia-se na “Santa Helena, Tarouca, também em registo internacional”, sendo que a “corrida de domingo terá um nível muito elevado. Aos portugueses vão juntar-se corredores de mais 17 países”.
“A pista tem uma extensão de 2,108 km, levando os participantes a descer dos 1123 aos 743 metros de altitude, uma inclinação média superior a 18 por cento”, esclarece a federação que reforça que a “manga de qualificação corre-se às 11h00 de domingo, estando a final marcada para as 14h30”.