O ciclista José Moreira, da Silva da Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel foi o grande vencedor da prova de abertura da época de 2022 em Cantanhede, Coimbra.
José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) lançou-se para a vitória nos últimos metros, arrecadando a camisola amarela nesta prova.
O ciclista da formação de Penafiel conquistou ainda a classificação das metas volantes.
João António (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) terminou na segunda posição e Diogo Coelho (Alenquer/G.D.M/Anipura), foi terceiro.
Destaque, ainda, para Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) que venceu a montanha e Joaquim Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) que arrecadou a camisola da juventude.
Por equipas, a vitória foi para Alenquer/G.D.M/Anipura, tendo a formação da Silva da Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel sido a segunda classificada.
A equipa penafidelense destacou, na sua publicação oficial online, que nesta Volta a Cantanhede, a primeira da época para a categoria de cadetes, competição que contou com uma forte presença de todas as equipas nacionais, a Silva Vinha/Adrap/Sentir Penafiel mais uma vez demonstrou ser uma das formações mais fortes neste escalão a nível nacional.
De acordo com a Silva da Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, apesar das várias tentativas de fuga por ciclistas de outras formação, a formação penafidelense, com a aproximação do primeiro prémio de montanha, impôs um ritmo forte o que levou Rafael Durães a vencer os dois prémios de Montanha.
Já com o prémio da Montanha assegurado, José Moreira atacou e venceu as três metas Volantes em disputa, pedalando na frente da corrida vários quilómetros, vencendo a prova de abertura em Cantahede.
Refira-se que a Silva Vinha/Adrap/Sentir Penafiel venceu todas as camisolas da prova, tendo José Moreira arrecadado a Camisola Amarela, a camisola Verde Metas Volantes. Já Rafael Durães arrecadou a camisola da Montanha e Joaquim Moreira, a camisola da Juventude
Na prova de abertura de juniores, que decorreu na cidade de Fafe, com o Troféu Cidade de Fafe, que contou com um percurso de 79,9 quilómetros, com partida e chegada na Escola Primária de Arões Santa Catarina, Gonçalo Tavares venceu, chegando isolado com o seu colega António Morgado, da equipa Bairrada.
O ciclista Tiago Santos (Alcobaça C.C./Crédito Agrícola) foi terceiro.
O ciclista Tiago Nunes da Silva da Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel foi um dos mais visados pelo mau tempo que se fez sentir e pelas várias quedas ao longo do percurso que levaram o pelotão a parar.
O ciclista da formação penafidelense a 10 quilómetros da chegada atacou no pelotão e tentou chegar aos homens da frente, acabando por arrecadar um 4.º lugar na geral.
Por equipas, a Silva da Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel foi, também, segunda classificada.