O ciclista Artur Mendonça foi o corredor mais bem classificado da seleção nacional na Copa Catalana, em Banyoles, Girona, na prova de juniores masculinos, tendo terminado na sétima posição, nesta que é uma prova do circuito UCI Junior Series de Cross-Country Olímpico (XCO).
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que “depois do nono lugar no dia 26 de fevereiro, por parte de Mariana Líbano na prova feminina, no dia 27, a seleção nacional conseguiu elevar ainda mais a fasquia, com o sétimo lugar de Artur Mendonça, que conseguiu ao longo da prova manter-se sempre entre os dez primeiros”.
“O corredor português terminou a prova a 1m41s do vencedor, o francês Alexandre Martins”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada..
A entidade que gere o ciclismo nacional avança que a “competir com as cores nacionais estiveram ainda outros três atletas, que cumpriram a sua primeira corrida ao serviço da seleção. Entre eles, o mais bem classificado foi Guilherme Barros, que fechou na 29.ª posição a 3m49s do vencedor, seguido de Rafael Sousa, em 36.º lugar, a 4m55s, e de Tomás Gaspar, em 47-º, a 5m54s”.
Citado em comunicado, o selecionador nacional, Pedro Vigário, mostrou-se satisfeito com a prestação dos quatro corredores, destacando que foram cumpridos os objetivos propostos.
“Todos estiveram bem no arranque, conseguindo também cumprir as instruções dadas para a parte inicial da corrida, com destaque para o Artur e para o Guilherme. O Artur conseguiu manter-se sempre no grupo da frente, entre os oito melhores corredores e, apesar de esse grupo ter começado a partir-se na parte final, ele aguentou e fez uma boa corrida, a sua primeira a este nível”, disse.
“Os restantes corredores também cumpriram com os objetivos, no entanto, todos são juniores de primeiro ano e o pretendido era que começassem a ganhar alguma experiência a este nível. Esta foi uma corrida com um nível muito alto, mas eles conseguiram defender-se muito bem, têm muito potencial, e é claro que têm muita margem para poderem continuar a progredir”, acrescentou.