A Rota do Românico vai voltar a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento de turismo realizado em Portugal, que decorre entre 16 e 20 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, em Lisboa.
Depois do interregno dos dois últimos anos motivado pela pandemia, a BTL promove, em 2022, a sua 32.ª edição, que conta novamente com a Rota do Românico, na 12.ª presença naquele certame.
A Rota do Românico está integrada na ampla área expositiva do Porto e Norte de Portugal, o destino nacional convidado da BTL 2022.
A Rota do Românico destaca, em nota informativa, que no sábado, 19, pelas 17h30, decorre uma apresentação da “exposição Ver do Bago no Sangue, patente no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, até 26 de junho”, decorrendo em paralelo, “nos cinco dias do evento, o Serviço Educativo da Rota do Românico dinamiza várias atividades lúdicas e pedagógicas”.
Na última edição, em 2019, a BTL contou com a participação de 1.400 expositores e mais 70.000 visitantes, dos quais 35.000 profissionais.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.