A Exposição “JÚLIO RESENDE: Portas da Perceção” é inaugurada este sábado, dia 26 de março, às 18h, no Museu Municipal de Penafiel.
Tendo como base 33 obras originais, a exposição procura retratar a multiplicidade e pluralidade de técnicas utilizadas pelo Mestre ao longo do seu vasto percurso artístico, tão diversas como aguarela, pastel, óleo, cerâmica, escultura e fresco.
Destaca-se, deste conjunto, a exposição do estudo original preparatório do fresco, que se encontra na Sala de Audiências nº1 do Palácio da Justiça do Tribunal Judicial de Penafiel.
Esta constitui a única obra de arte pública de Júlio Resende no concelho – um mural que foi realizado em 1986, no âmbito de um conjunto de cinco obras encomendadas para os Tribunais do Porto, Anadia, Lisboa, Vagos e Penafiel. Chegou até a ser produzido um documentário da execução da obra, que pode ser visto na exposição.
A exposição estará aberta ao público até ao dia 9 de Outubro e conta com a curadoria do arquiteto penafidelense Joaquim Vieira de Magalhães.