O Município de Celorico de Basto está a criar uma Rede Municipal de Interpretes e Guias, com o objetivo de criar um grupo que preste apoio aos serviços municipais na divulgação e preservação do património.
Numa primeira fase, a rede é composta por 5 elementos da Universidade Sénior e jovens do Secundário do grupo de voluntariado do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, sendo que a primeira ação de formação, nos Paços do Concelho, foi considerada um sucesso.
Na primeira ação, os voluntários que integram a rede adquiriram conhecimentos que lhes permitem fazer o papel de guia, acolhendo os grupos de fora da localidade que acorrem a Celorico de Basto no âmbito da Festa Internacional das Camélias.
A rede não está fechada e pretende alargar-se a todas as freguesias, considerando que “os melhores guias são aqueles que melhor conhecem o território”. A próxima ação de formação, agendada para o início de abril, será baseada à volta das temáticas da preservação do meio ambiente, sustentabilidade e a preparação para a celebração do Dia dos Moinhos (7 de abril).