A Clássica Aldeias do Xisto irá decidir, no domingo, os vencedores da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que a “prova começa em território da Covilhã, na aldeia de Sobral São Miguel, com a caravana a partir às 12h00”.
“Os corredores vão atravessar as Aldeias do Xisto de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Mosteiro, antes de iniciarem a subida que os levará à meta, em Ferraria de São João, concelho de Penela, onde chegarão cerca das 15h30”, lê-se na nota informativa quenos foi endereçada.
“Durante a viagem, serão ultrapassadas as subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, pontuáveis para a classificação da montanha. A meta também coincide com uma subida a contar para a classificação dos trepadores”, acrescenta o comunicado que reforça que será uma “escalada de 5,4 quilómetros, com uma inclinação média de 7,2 por cento”.
A Federação Portuguesa de Ciclismo avança que a “Clássica Aldeias do Xisto tem a capacidade única de ligar e divulgar o território. A prova de domingo atravessa três unidades de paisagem: começa na serra do Açor, passa pelo Zêzere e termina na serra da Lousã”.
Já o Centro de Estágios de Melgaço será o local de partida e chegada da primeira etapa da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), também marcada para domingo.
A partida está agendada para as 9h00, havendo dois percursos definidos.
Os corredores masculinos de elite e veteranos até masters 45 vão fazer a maratona longa, que terá 81,4 quilómetros e um acumulado de 2481 metros.
As femininas, os para ciclistas, os masters 50 em diante e os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica terão pela frente 53,7 quilómetros, com um acumulado de 1887 metros.
A Federação Portuguesa de Ciclismo reforça que a Taça de Portugal de Enduro prossegue em Lorvão, Penacova, também no domingo.
A saída do primeiro atleta do controlo de partida está marcada para as 8h15.
Depois segue-se a competição, estando marcados cinco percursos especiais cronometrados (PEC).
A totalidade dos PEC será cumprida pela elite, pelos masters 30 e 35 e pelos praticantes de ciclismo em bicicletas de assistência elétrica.