Os britânicos Dan Slack (Sr Suntour One Vision Racing), em elite no setor masculino, e Anna Craig (Sr Suntour Commencal By Gravity), no setor feminino, foram os vencedores da 2.ª Taça de DHI presented by Shimano, que decorreu no Monte da Padela, em Viana do Castelo.
Depois do domínio francês na primeira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, em Tarouca, foi a vez de os britânicos se destacarem, nesta que foi também uma competição de classe 1 UCI.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que “Dan Slack (Sr Suntour One Vision Racing) foi sétimo na descida de qualificação e na final conseguiu melhorar o seu registo em mais de 10 segundos, tendo parado o cronómetro com uma marca de 2’16”570”.
“Ethan Craik (GT Factory Racing) foi nove décimos mais lento do que o vencedor e terminou a prova na segunda posição. A fechar o pódio em terceiro lugar ficou Rafael Bascon (ITEA Sports), a 3,563 segundos. O melhor português foi Vasco Vasconcelos (Individual), que terminou a prova na 10.ª posição, com uma marca de 2’26”423”, acrescenta a nota informativa da federação.
Já no setor feminino, a “britânica Anna Craig (Sr Suntour Commencal By Gravity) foi a mais rápida tanto nas descidas de qualificação como na final, estabelecendo o melhor registo em 2’51”480”.
“Jolanda Kiener (Hot Trail Gravity) terminou na posição imediata, a 4,983 segundos, com Estefania Cabarcos (RocaSport Giant Liv) a fechar na terceira posição”, refere o comunicado que declara que a melhor portuguesa foi Sara Ferreira (Maiatos), na 4.ª posição, a 39,087 segundos da vencedora.
Em juniores masculinos, o americano Ryan Pinkerton (GT Factory Racing) destacou-se perante os adversários.
O melhor português foi r Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling) que terminou na quinta posição, a 17,014 segundos do vencedor.
Já na prova de cadetes, Finlay Sykes (Sr Suntour One Vision Racing) venceu.
Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr Print) terminou a prova na terceira posição, a 2,980 do vencedor.
Em juvenis, e à semelhança da primeira prova, foi Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) a vencer.
“Nas categorias de veteranos impuseram-se, em masters 30, Miguel Gaboleiro (Individual), em masters 40, Gabriel Baker (ITEA Sports), em masters 50, José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de Sã), e em masters 60, António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira). No setor feminino foi Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), sem concorrência na sua categoria”, acrescenta a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A terceira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano terá lugar no dia 10 de abril, em São Brás de Alportel.