Os Municípios de Celorico de Basto e Amarante vão avançar com a recuperação da ponte de arame, num esforço financeiro dos dois Municípios superior a 300 mil euros.
A ponte de arame que liga os dois concelhos, cruzando o Rio Tâmega nos lugares de Lourido e Rebordelo é um elemento de elevado interesse histórico e patrimonial, cuja recuperação há muito é reclamada pelos dois concelhos e pela sua população.
A indecisão no que toca ao processo da construção da barragem de Fridão adiou o processo, levando à degradação desta ponte até ao estado em que ela hoje se encontra. A decisão de não construir a barragem finalmente permitiu que se avançasse na renovação da ponta, que já encontrava um forte desgasto, corrosão e degradação dos elementos naturais.
A Ponte de Arame sobre o Tâmega foi construída no princípio do séc. XX, por volta de 1926, que permitia a travessia do rio Tâmega. Esta ligação não só permitiu a realização de negócios entre a população dos dois lados da ponte bem como a constituição de inúmeras famílias entre pessoas das duas margens do rio.