Procurar
Publicidade

Comitiva de Houilles esteve em Celorico de Basto na XVII Festa Internacional das Camélias

Comitiva de 11 elementos do Município de Houilles, em Paris, França, esteve em Celorico de Basto no âmbito do protocolo de Geminação formalizado entre os dois municípios, formalizado em 2006, para participar na XVII Festa Internacional das Camélias.

O grupo de franceses, com Madame Nahon e Joel Zani como responsáveis, chegaram na sexta 18 de março, tendo sido recebidos, conjuntamente com as famílias de acolhimento, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

Segundo nota informativa que nos foi enviada, o autarca regozijou-se com a presença deste grupo e salientou a importância destas “geminações para fomentar o conhecimento de novos povos e culturas, num intercâmbio salutar entre a cultura local e a cultura francesa, desde 2006. A troca de experiências tem contribuído para o enriquecimento dos dois povos numa partilha daquilo que melhor identifica cada concelho”.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

Refira-se que a comitiva esteve alojada em casas de famílias de acolhimento de Celorico sempre muito recetivas a estas iniciativas. Durante o fim-de-semana, os membros da comitiva, sempre orientados pelo Comité de Geminação de Celorico de Basto, visitaram, no sábado, uma quinta de Enoturismo, a Quinta das Escomoeiras, e de tarde foram assistir à abertura da Exposição/concurso das camélias, na Quinta do Prado, assim como a todas as atividades desenvolvidas no âmbito das festividades. No domingo, a manhã começou cedo com a visita à estação de Mondim, a ponte de Matamá e a Sra. da Graça, seguindo-se, após o almoço, mais um momento alto das festividades com o desfile temático “as mais belas histórias na terra das camélias” e a grandiosa batalha das flores.

À noite, e em jeito de despedida, os elementos da comitiva e as famílias de acolhimento participaram num jantar convívio promovido pelo Município de Celorico de Basto.

Para Julho próximo já está a ser desenvolvida mais uma iniciativa de intercâmbio com a presença de uma comitiva de celoricenses a visitar Huilles no âmbito de um projeto que está a ser desenvolvido entre o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, o conselho Municipal da Juventude e os comités de geminação, sobre a temática do desenvolvimento sustentável e dos 17 objetivos da Agenda 30.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade