A autarquia da Baião disponibilizou quatro alojamentos que estão disponíveis para as famílias ucranianas, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia e do conflito armado que decorre há vários dias.
A autarquia baionense destaca, na sua publicação oficial, que as quatro instalações, estão “devidamente equipadas, e que são propriedade da câmara municipal”.
O município reforça, na mesma publicação online, que o chefe do executivo municipal, Paulo Pereira, contactou “na manhã de 28 de fevereiro com o Gabinete de Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, para disponibilizar alojamentos para cidadãos refugiados da guerra na Ucrânia”.
Além de dois albergues, os alojamentos integram dois apartamentos, de tipologia T3 e T4”.
A câmara municipal avança estar disponível para ceder “outras instalações mediante necessidade, ainda que venham a carecer de pequenas obras de adaptação”.
O executivo reforça estar, ainda, disponível “para estudar outras soluções de acolhimento e de apoio, nomeadamente a abertura de um banco de recolha de bens e alimentos”, assim autoridades nacionais considerem conveniente.
Destaque-se que no dia 26 de fevereiro, aquando da realização da última sessão da Assembleia Municipal de Baião, “ os deputados municipais aprovaram por unanimidade um voto de pesar pela invasão da Ucrânia pela Rússia e observaram um minuto de silêncio pelas vítimas deste conflito”.