EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Artigo de Opinião: A CiberGuerra Mundial contra a Rússia e o mundo pós-guerra

Neste meu primeiro artigo de opinião e em plena invasão Russa à Ucrânia, é inevitável escrever  sobre os recentes acontecimentos a nível mundial, quer no “Mundo real” quer no “Mundo tecnológico.”
Durante anos a Rússia foi o paraíso para Ciber Criminosos, acolhendo-os e protegendo-os do mundo e da justiça ocidental.
Nestes últimos meses assistimos a vários ataques informáticos na Europa, às empresas, a orgãos de soberania, orgãos de comunicação social entre outros alvos definidos pelos criminosos com o provável envolvimento de nações que financiam esses ataques.
A comunidade de especialistas ligada à Ciber Segurança atribui estes ataques a vários Hackers que estão exilados na Rússia, nomeadamente a Maksim Viktorovich Yakubets, um conhecido criminoso procurado pelo FBI e CIA, que atualmente exibe nas suas redes sociais uma vida de ostentação e riqueza patrocinada e protegida pelo Kremlin.

Maksim Viktorovich Yakubets (Fonte FBI)

Após a invasão Russa à Ucrânia, o grupo de hackers ativistas Anonymous declarou publicamente Guerra à Rússia reorganizando-se e solicitando apoio mundial para conseguirem uma estrutura de ataque forte que cause dano nas estruturas informáticas do Kremlin e toda a Rússia. O grupo de ativistas criou vários grupos de conversação no Telegram de modo a disponibilizar ferramentas a todos os que quiserem contribuir para este ataque de escala mundial.
A intenção da Anonymous é o criar o máximo de transtornos ao governo do Kremlin bem como constrangimentos às empresas Russas de forma a que as mesmas pressionem o governo a abandonar esta guerra sem sentido.
Com a Anonymous a disponibilizar ferramentas “Plug and Play” de forma indiscriminada, como será o mundo digital no Pós-Guerra? Terão os civis que atualmente participam nas ações de ataque da Anonymous capacidade de parar no pós-guerra? Na minha opinião considero este tema muito delicado, pois estamos a fornecer “armas” indiscriminadamente a toda a gente que “pretende ajudar”, mas não sabemos o que farão com elas quando a guerra terminar…
Em termos técnicos, esta Guerra veio afirmar as técnicas de DDOS (para alguns especialistas uma técnica que estava obsoleta) ainda são infalíveis e eficazes.
A negação do serviço por sobrecarga de pedidos, em sigla DDOS, é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para os seus utilizadores. Alvos típicos são servidores web, mas nesta atual Guerra, têm sido utilizados para atacar diversas estruturas informáticas e de telecomunicações, como os caminhos de ferro da Bielorússia ou a rede de ATMS Russa. O ataque procura tornar os serviços indisponíveis na rede. Não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga. (O sistema ultrapassa a sua capacidade de resposta e entra em colapso.)


Esquema de ataque DDOS



Esta guerra veio trazer uma certeza, a Internet é um dos principais meios de comunicação sem censura nem opressão. Esperamos que esta guerra termine em breve e que o mundo saiba voltar à Paz e Harmonia Mundial.

Por: Arlindo Silva
IT Specialist, Ethical Hacker, Full Stack Developer
Tiger WEB

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade