EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

(C/ VÍDEO) Arouca: Orçamento Participativo avança para 2.ª edição

Arouca: Orçamento Participativo avança para 2.ª edição

O município de Arouca volta a apostar no Orçamento Participativo de Arouca, convidando a população que reside, estuda ou trabalha no seu território a submeter ideias, depois do sucesso alcançado na primeira edição.

A autarquia destaca, na sua publicação oficial, que os “projetos que daqui saírem vencedores terão financiamento assegurado até um máximo de 20 mil euros, num total de 60 mil que o executivo reservará do seu orçamento para 2023”.

O município aponta como novidades para a nova edição, “além do aumento da verba destinada ao financiamento de projetos de 50 mil para 60 mil euros, está a aplicação da modelo original deste instrumento de cidadania participativa que contempla a realização de dois períodos distintos de submissão de candidaturas”.

“O primeiro está já a decorrer online, até 25 de abril, prosseguindo depois – de 26 de abril a 8 de maio – a fase de votação, também ela online, com vista à seleção de um máximo de quatro propostas a submeter para análise técnica”, lê-se na publicação oficial que o município partilhou que reforça que haverá lugar à realização de oito encontros de participação, em seis freguesias e nos dois agrupamentos de escolas do concelho, a decorrer entre os meses de abril e maio, em regime presencial.

“Nestes encontros, o regulamento define que sejam criados grupos de trabalho em função da adesão dos participantes, onde cada cidadão com mais de 14 anos poderá apresentar uma proposta. Das escolhas de cada grupo seguirão duas propostas para votação em plenário, por forma a apurar até um máximo de quatro projetos para a seguinte fase de análise técnica”, acrescenta a mesma publicação que destaca que “findo o período de seleção de candidaturas – num máximo de 36 previstas em regulamento,  o Orçamento Participativo prossegue para uma análise a todas as propostas aprovadas, de onde sairá a lista final de projetos a votação”.

Nesta última fase, “cada cidadão irá dispor de dois votos para distribuir por projetos de diferentes freguesias, podendo exercer o seu direito de escolha quer através da página oficial do OPA, quer presencialmente num dos pontos fixos ou móveis a criar pelo município”.

Fotografia: Câmara de Arouca

A câmara municipal avança que está em marcha a “execução dos primeiros cinco projetos vencedores do Orçamento Participativo de Arouca 2021”.

“Após a divulgação dos galardoados da edição inaugural desta iniciativa de participação pública, em dezembro de 2021, uma equipa multidisciplinar da Câmara Municipal de Arouca tem trabalhado de perto com os proponentes, em estreita articulação com as juntas de freguesia dos territórios que irão acolher estes projetos”, adianta a câmara que recorda que a “execução dos projetos vencedores será concretizada no decorrer do ano de 2022, podendo acompanhar o desenrolar do processo através da página oficial de Facebook do Município de Arouca ou em https://orcamentoparticipativo.cm-arouca.pt”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade