O município de Arouca associou-se à onda de solidariedade para com o povo e a comunidade da Ucrânia, na sequência da operação militar russa que conduziu à invasão da Ucrânia, iluminando os paços do concelho com as cores da bandeira da Ucrânia.
A autarquia arouquense fala em “invasão injustificada”, por parte da Rússia no dia 24 de fevereiro face a um país independente e soberano e associou à comunidade internacional na “manifestação de solidariedade com a Ucrânia e os seus cidadãos” no que considera ser uma situação que ameaça “o presente e o futuro de toda a Europa”.
O município destaca, na sua publicação oficial, que optou por iluminar o edifício dos Paços do Concelho, com os tons azul e amarelo, as cores da bandeira nacional da Ucrânia, numa “mensagem de alento ao povo ucraniano, em especial à comunidade deste país residente em Arouca”.
A câmara relembra que, também, a Assembleia Municipal associou-se a esta causa com o “executivo arouquense a convidar os membros daquele órgão autárquico a colocar ao peito um laço simbólico deste gesto”.