O 5.º Seminário Anual “adapt.local.21.”, promovido pela Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (adapt.local), realiza-se na próxima sexta-feira, 18 de março, na Casa da Calçada em Amarante.
Adiado duas vezes por causa da pandemia, este seminário conta com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais em adaptação às alterações climáticas, aos quais se vão juntar os responsáveis e técnicos das autarquias de vários pontos do país, para abordar um vasto conjunto de temas-chave como: Desafios da adaptação climática local, em Portugal e na Europa; Adaptação climática setorial, nas áreas da floresta, água e orla costeira; Missão ‘climate adaptation’; e, Iniciativas futuras para a adaptação às alterações climáticas.
A abertura do seminário, às 10h15, será da responsabilidade do presidente do Município de Amarante, José Luís Gaspar, e do presidente da Rede ‘adapt.local’, Vítor Aleixo.
A programação pode ser consultada em https://www.adapt-local.pt/. Para participar no seminário, os interessados devem inscrever-se on-line: https://www.bit.ly/3nCHeQb.
Antes do seminário, na quinta-feira, dia 17, realiza-se a Assembleia Geral Constitutiva da adapt.local, aquele que será o primeiro momento da formalização da Rede ‘adapt.local’ enquanto associação de direito privado sem fins lucrativos.
Constituída em 2017, a Rede ‘adapt.local’ conta com mais de 30 Câmaras Municipais associadas, além de diversas entidades públicas e privadas que trabalham na área do clima e da adaptação às alterações climáticas.