EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

(C/VÍDEO) Alijó: 1ª edição do Festival de Percursos Pedestres com balanço positivo

Decorreu este fim-de-semana a 1ª edição do Festival de Percursos Pedestres. Segundo nota informativa que nos foi enviada, nem a chuva impediu os participantes de percorrer alguns dos novos trilhos e apreciar as mais belas paisagens da Região. Durante o evento foi apresentada a Rede Municipal de Percursos Pedestres, criada no âmbito do projeto “Alijó a Caminhar”, na presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e do Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Rodrigues Paredes.

Refira-se que a rede municipal inclui 20 percursos homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que se estendem ao longo de 200 quilómetros, espalhados pelas 14 freguesias no Concelho. Representa um investimento superior a 200 mil euros, comparticipado pela Medida Leader – Operação 10.2.1.6. Renovação de Aldeias.

Durante a apresentação do projeto, José Paredes, sublinhou que os percursos pedestres são um “produto estruturado e de qualidade, com elevado potencial para contribuir para o desenvolvimento económico do Concelho”. A aposta no turismo de natureza representa ainda “uma oportunidade para novos negócios, para fixar pessoas no interior e para esbater a sazonalidade do turismo”, contribuindo para a coesão territorial da região e do país.

A Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, deu os parabéns ao Município por desenvolver “um projeto capaz de ter um real impacto nas economias locais”, com potencial para “atrair pessoas e turistas aos territórios do interior” e para “promover a renovação das aldeias”.

Simultaneamente, foi lançada a aplicação móvel “Feel Alijó”, através da qual podem descobrir e acompanhar todos os percursos e, ao mesmo tempo, reportar situações ao longo dos percursos, ocorrências georreferenciais, acompanhar a meteorologia, saber onde se localizam restaurantes e outros equipamentos.

A primeira edição do Festival incluiu três dos 20 percursos pedestres: “Trilho de Favaios – Alijó”, “Trilho das Muralhas”, na União das Freguesias do Pópulo e Ribalonga, e “Trilho de Pinhão – Casal de Loivos”. O Festival incluiu ainda animação cultural com a atuação da fadista Deolinda Bernardo, no Auditório Municipal de Alijó.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade