EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

(C/VÍDEO) “Mulheres Seres Incomparáveis” em debate no Penafiel Park Hotel & Spa

“Mulheres Seres Incomparáveis” foi o mote do debate que teve lugar no Penafiel Park Hotel & Spa, numa iniciativa do Consultórios de Psicologia – Dra. Marina Ferreira Silva.

Pedro Cepeda, vereador com os pelouros da Juventude e Desporto da Câmara de Penafiel, enfatizou a realização deste colóquio, salientando que estas ações são igualmente vitais para a capacitação da mulher naquilo que é o seu desenvolvimento pessoal, na construção da sua vida, das suas escolhas e na sua afirmação pessoal e profissional junto da comunidade.

“A população feminina tem determinadas características interessantes, desde logo, uma maior capacidade de resiliência, uma inteligência emocional superior e essas características são determinantes para agarrar determinados desafios e para construir um mundo mais solidário e mais justo que valorize o princípio da igualdade de género”, disse, reconhecendo que hoje existem mulheres que ocupam cargos de grande responsabilidade nas universidades, nas empresas, na administração pública, nas autarquias locais e até no Governo da República.

“Este facto é verdadeiramente extraordinário se compararmos com o que acontecia há 20 ou 30 anos atrás. Obviamente que há um longo caminho ainda a percorrer até atingir a igualdade de género, mas tenho esperança nas capacidades das mulheres, em se afirmarem e conquistarem o seu espaço pelo seu mérito”, manifestou.

O autarca revelou a importância da sociedade civil fomentar este tipo de iniciativas, relevando a pertinência dos temas abordados e os contributos dos mesmos para o bem-estar da mulher e da comunidade, num período de quase pós-pandemia.

“Estas iniciativas são, sem dúvida, muito importantes e o trabalho efetuado pelo Consultórios de Psicologia – Dra. Marina Ferreira Silva, que tem feito um trabalho extraordinário no apoio a questões relacionadas com a afirmação e o bem-estar da comunidade e em especial das mulheres. Reconhecemos que este período da pandemia foi duro do ponto de vista dos sentimentos, do ponto de vista psicológico para ambos os géneros, mas em especial para a população feminina. Num período quase pós-pandemia é importante fomentarmos estas reflexões, estes fóruns, que são, no fundo, momentos de inspiração, de capacitação das mulheres para agarrarem os desafios que têm pela frente e, sobretudo, para recuperarem energias e estarem mais preparadas para fazer face aos desafios próximos”, expressou.

A presidente da Junta de Freguesia de Vilela, Paredes, Mariana Machado Silva, enalteceu, também, a realização deste colóquio e relembrou que é a capacidade de cada mulher procurar dentro de si que pode verdadeiramente contribuir para a tornar mais positiva e contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional.

 “Considero-me uma mulher de sucesso na medida em que consegui e consigo sonhar. O mais importante é que as mulheres tenham a capacidade de sonhar ao longo da vida e os sonhos vão-se moldando, constituindo, dando lugar a novos sonhos. No meu caso, a política surgiu por acaso, nunca foi o meu objetivo primordial, mas nós vamos aprendendo e evoluindo e cada uma de nós tem de descobrir dentro de si o que é que a pode tornar mais feliz”, sustentou.

Mariana Machado da Silva avançou, ainda, que estes colóquios além dos momentos de partilha e da troca de ideias e experiências que possibilitam, constituem, também, um verdadeiro veículo na construção de uma sociedade melhor e na valorização do papel das mulheres, das suas capacidades e aptidões.

Rita Leal, professora e personal trainer, uma das oradoras deste evento, destacou que a prática do exercício físico é vital para o bem-estar e para o desenvolvimento integral da pessoa.

“As pessoas só descobrem efetivamente a sua importância quando aderem ao exercício físico e conseguem mantê-lo por muito tempo”, reiterando que a sua prática contribui igualmente para a valorização da imagem, da autoestima e do autocuidado.

“A possibilidade de estarem em grupo e de todas partilharem a mesma ideia é um contributo e um estímulo para que possam melhorar e criarem uma atitude para elas próprias provocarem essa mudança”, disse.

Catarina Almeida, maquilhadora profissional, recordou que a beleza, a estética são fundamentais para fomentar a autoestima e no bem-estar de cada um de nós.

“A nossa beleza tem de transmitir poder e a nossa beleza interior tem de transparecer para o exterior”, afirmou, reconhecendo que estes eventos possibilitam a troca de experiências, estimulam as ideias e dão força à dimensão e aos inúmeros papéis que as mulheres desempenham hoje na sociedade.

Marina Ferreira Silva, organizadora deste colóquio, esclareceu que este evento surgiu na sequência do Dia internacional da Mulher e permitiu alocar áreas como a psicologia, a beleza, a estética e o exercício físico, como o objetivo de empoderar as mulheres e dotá-las de competências.

Falando das oradoras que marcaram presença nesta iniciativa, Marina Ferreira Silva confirmou que as palestrantes que estiveram presentes são um exemplo para as demais seja pela sua experiência, seja pelo sucesso pessoal e profissional que conseguiram granjear, funcionando ao mesmo tempo como veículo de inspiração.

 “Acredito que partilhando com outras mulheres alguns hábitos, algumas rotinas, a sua própria história, possam servir de inspiração e para mudanças no dia-a-dia e no quotidiano de cada uma”, sublinhou, sustentando que este foi a primeira de várias iniciativas que pretende promover.

“Vamos abrir um novo espaço que vai integrar um auditório para levar a cabo eventos como este e outros que estarão na iminência de surgir”, acrescentou.

A iniciativa contou com várias oradoras, um “programa de excelência, com convidadas que relacionarão as suas áreas de trabalho com a saúde psicológica”. 

Além do empoderamento, estiveram, também, em debate temas como a saúde psicológica, amor-próprio, beleza, estética e autoestima.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade