Com o projeto SEDL 2021, o município de Valongo foi nomeado como “Partner of EDLW 2021”, título que reconhece a excelência e criatividade na organização de atividades da SEDL – Semana Europeia da Democracia Local.
A autarquia destaca, em nota informativa que “esta distinção foi hoje atribuída no âmbito da Reunião de Coordenação da EDLW”.
O município esclarece que integra esta iniciativa desde “2014, sendo a única entidade portuguesa que promove anualmente um conjunto de eventos em torno da semana de 15 de outubro – data da assinatura da Carta Europeia de Autonomia Local”.
“ Desde a primeira participação, o crescimento foi sempre acentuado, quer em número de atividades, quer no número de dias que o município dedica a esta iniciativa. De um dia, passou rapidamente a uma semana, depois quinze dias, a seguir um mês e, em 2021, foram cumpridos 60 dias ininterruptos onde foram realizadas 180 atividades, envolvendo todas as Divisões da Câmara Municipal de Valongo e muitos outros parceiros institucionais. “, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.
“Entre conferências internacionais, workshops sobre o mercado de trabalho, teatros sobre os valores da União Europeia, exposições diversas e muitas outras iniciativas, foram realizadas diferentes atividades com o objetivo de abranger o maior público possível no Concelho”, prossegue o comunicado.
A autarquia reforça que desde 2014, organizou já mais de “500 eventos com a marca da EDLW, tendo desenvolvido uma página de Facebook inteiramente dedicada a este tema https://www.facebook.com/sedlvalongo”.
Citado em comunicado, José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, reforça que “é um grande orgulho receber esta distinção que se junta ao prémio Município do Ano 2021, na categoria Área Metropolitana do Porto, que também vencemos com o projeto SEDL.”.
“ Acreditamos que iniciativas como esta constituem o referencial de ação que garante as melhores condições para uma participação ativa dos cidadãos, de atores públicos e privados, na formulação e implementação das políticas públicas”, considera.
O autarca declara que com a SEDL, o município apostou “numa democracia mais participada e responsabilizante, fundamental para o envolvimento da comunidade e para o combate à desinformação”.
“Esta iniciativa contribui para que o processo governativo tenha lugar num espaço aberto e fluido, no qual participam múltiplos atores unidos sob a sustentação do interesse coletivo”, salienta o autarca, frisando que “a participação é essencial à democracia, mas só é interessante, social e politicamente produtiva se for realmente interessada, informada, plural e responsável”.
A Semana Europeia de Democracia Local (SEDL) foi lançada em 2007, com o objetivo de “promover a participação cidadã nos estados-membros do Conselho da Europa”.
“Através de eventos públicos organizados no âmbito desta iniciativa pan-europeia anual, autoridades dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajadas a desenvolver com seus cidadãos atividades de interesse comum para a sua comunidade, promovendo a cidadania participativa e o envolvimento dos cidadãos, assim como os valores de uma europa unida e participada”, avança o comunicado que esclarece que “na edição de 2021, 205 autoridades locais e regionais participaram na SEDL e um número recorde de 611 atividades foram implementadas ao longo do ano”.
“O tema da SEDL para esta edição, centrou-se na ação local para proteger o meio ambiente, combater as mudanças climáticas, fortalecer a resiliência e trabalhar para alcançar o ODS 11 (Comunidades Sustentáveis e Resilientes). Pela sua importância e relevância, o mesmo tema será mantido para a edição de 2022″, alude a câmara municipal.