O Partido Socialista de Penafiel inaugurou, este sábado, as obras de ampliação e melhoria das instalações da sede do partido. A inauguração contou com a presença do presidente da distrital do Porto, Manuel Pizarro e de vários militantes e simpatizantes socialistas.
O presidente da Comissão Política Concelhia do PS Penafiel, Nuno Araújo, realçou que a intervenção que foi gizada conferiu uma maior dignidade ao espaço/sede do Partido Socialista Penafiel, numa intervenção que além dos arranjos interiores, permitiu igualmente pintar o edifício no seu exterior.
“A renovação da sua sede foi um trabalho importante que o Partido Socialista fez ao longo dos últimos meses. Com a intervenção realizada o espaço ficou com outra apresentação e dignidade. Este espaço foi dividido em dois, desenvolvia-se aqui uma outra atividade, mas com a cessação dessa atividade, aproveitamos para ampliar a sede, criar espaços de reunião, criar casas de banhos para ambos sexos, o edifício foi pintado”, disse, relevando o esforço efetuado pelos militantes do PS que permitiu que este espaço ganhasse uma “nova cara”.
O responsável do PS Penafiel realçou, ainda, que este espaço serviu de apoio às duas última eleições, primeiro às autárquicas, de setembro último, e mais recentemente às legislativas.
“Temos as condições reunidas para continuarmos a trabalhar, a fazer o que temos feito ao longo dos últimos anos para vencer as eleições autárquicas de 2015. Queremos que seja um espaço aberto à comunidade”, expressou, sustentando que a intervenção está fechada.
Falando dos desafios mais próximos do PS, Nuno Araújo assumiu que o foco do partido são as eleições autárquicas de 2025.
“Somos oposição, enquanto tal compete-nos fiscalizar o trabalho do atual executivo municipal que foi eleito, de quem nos governa, e construir uma alternativa para que em 2015 possamos ter uma solução alternativa. As eleições legislativas vieram confirmar que há pessoas dispostas a votar no PS, obtivemos 47%. Significa que as pessoas saíram para votar e escolherem o partido que pretendiam. Agora, temos de pegar neste eleitorado e dar-lhes razões para que nas eleições autárquicas, para com um projeto, possamos voltar a vencer a Câmara de Penafiel”, avançou.
Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do PS Porto, destacou que a sede do PS Penafiel é património do PS, sendo vital criar melhores condições físicas e materiais para o partido desenvolver o seu trabalho, mas também envolver a comunidade e os cidadãos.
“O PS é um partido que apela à participação dos cidadãos na vida pública e as condições físicas das instalações também ajudam nesse sentido, embora o mais importante sejam os seus ativos e as pessoas”, expressou, sublinhando o facto de Penafiel localmente ter tido para as legislativas um dos melhores resultados para o PS no distrito do Porto e no Norte do país.
“Atribuo este resultado ao facto de termos um grande candidato, o Paulo Araújo Correia que estava numa posição que lhe permitia ambicionar chegar ao lugar de deputado e essa foi uma das razões porque tantos votaram no Partido Socialista apoiando o projeto a nível nacional, mas também para eleger Paulo Araújo Correia como deputado, coisa que ira acontecer a breve trecho. Está na linha da frente para ascender a deputado, o que é muito bom para Penafiel”, acrescentou.
Sobre os próximos objetivos do PS, Manuel Pizarro confirmou que estes passam por continuar a trabalhar nas juntas de freguesias, nas câmaras municipais, na CIM Tâmega e Sousa, na Área Metropolitana do Porto e no Governo.
“Trabalhamos para honrar os compromissos que assumimos com os portugueses. Estamos a sair de uma pandemia que nos atormentou nos dois últimos anos, estamos numa fase de incerteza causada pela agressão inaceitável da Rússia à Ucrânia e por isso temos de fazer um grande trabalho para que o país progrida em termos económicos e sociais”, confessou.