Decorreu, esta sexta-feira, no auditório Virgilio Pereira, na Junta de Freguesia de Lordelo, em Paredes a apresentação do Campeonato de Portugal Trial 4×4. Refira-se que a cidade de Lordelo foi o palco escolhido para dar início a este campeonato no próximo dia 13 de março.
O vereador do Desporto, Renato Almeida, assumiu que é um orgulho para os paredenses irão receber um Campeonato de Portugal Trial 4×4, realçando que o concelho tem tradição neste tipo de provas.
“Esta não é a primeira vez que organizamos provas destas, já o fizemos noutras freguesias do concelho. Este ano, estou certo que a prova vai correr bem, até porque Paredes é um concelho que sabe receber, sendo esta uma competição que tem muitos seguidores, que promove o concelho, as suas potencialidades e até a economia local”, disse.
O diretor de segurança do Campeonato de Portugal Trial 4×4, Vítor Sousa, referindo-se às medidas que estão previstas, destacou que são as mesmas que estavam já consignadas nos anos anteriores.
“Termos evoluído, sobretudo, na parte da segurança dos veículos de cada concorrente, as equipas têm ajudado, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting tem regras bem definidas que temos de cumprir. A mim cumpre-me articular com os agentes da proteção civil e o médico de prova para que tudo possa correr pelo melhor”, atalhou.
O presidente do Clube Trilhos do Norte, Antero Bessa, relevou o facto deste ano a competição integrar sete corridas espalhadas por vários pontos do país.
“A expetativa é grande e todos estão desejosos para que a competição inicie”, explicou, enaltecendo o facto de Mangualde finalmente integrar o calendário de corridas do Campeonato de Portugal Trial 4×4.
O responsável Clube Trilhos do Norte confirmou que a corrida em Lordelo vai seguir um figurino diferente daquele a que habitualmente os seguidores desta competição estão habituados.
“O clube tem vindo a procurado envolver nesta modalidade várias freguesias e Lordelo foi uma das melhores localizações que encontramos para a prática do trial 4×4. O terreno não sendo grande, é um terreno com muita agressividade, que promete dar espetáculo e surpreender, estou certo, o público que irá acorrer a Lordelo, Paredes, no dia 13 de março”, acrescentou.
Falando, ainda, da prova de Lordelo, Antero Bessa avançou que o modelo será em tudo idêntico ao do Eurocircuito de Lousada, realizado há alguns anos.
“Espera-se uma prova verdadeiramente espetacular, dois a dois, mano a mano e que cada um dê o seu melhor”, acrescentou.
A primeira corrida está agendada para as 10h00 e a segunda para as 11h40.
No período da tarde irá decorrer a corrida das meias-finais, agendada para as 14h00.
As corridas finais estão agendadas para as 15h40.
A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 17h15.
A cerimónia de apresentação contou, também, com as presenças do vereador Francisco Leal, do representante da Federação, Paulo Ferreira e do presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra.