O Município de Lousada tem implementado, desde dia 7 de fevereiro, o Sistema de Informação Cadastral Simplificado.
A ideia do projeto passa por identificar e delimitar os prédios rústicos e mistos existentes no Concelho através da plataforma BUPi – Balcão Único do Prédio, que surgiu em 2017 com o intuito de melhor conhecer o território português de forma simples e inovadora.
O conhecimento dos limites e da titularidade das propriedades são cruciais para que os Municípios possam gerir os seus territórios. Assim, a implementação do projeto passa por instalar balcões de atendimentos nas sedes das Juntas de Freguesia, juntamente com técnicos que auxiliem cada proprietário na identificação, delimitação e registo das suas propriedades.
A identificação e delimitação dos terrenos não tem qualquer custo e vai permitir ao Município dotar-se de um sistema de importante para o ordenamento, conhecimento e desenvolvimento do território e para o exercício das atividades e atribuições legais do Município.
No que respeita aos proprietários, esta é uma oportunidade de conhecer e delimitar com exatidão os seus terrenos, beneficiando da isenção de custos do registo dos mesmos na conservatória, podendo transmitir esse conhecimento às gerações futuras.