A Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel celebra, esta segunda-feira, 28 anos de existência.
Refira-se que a associação, uma das instituições referências na formação do ciclismo, reconhecidas pelos vários atores e agentes ligados à modalidade, voltou a estar em evidência no Campeonato Nacional de Pista que decorreu este fim-de-semana em Anadia.
O presidente da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, Joaquim Ferreira, destacou, em declarações ao Novum Canal, que a instituição, cujo projeto é hoje uma referência para muitas escolas, nos últimos anos tem granjeado visibilidade e notoriedade pela aposta que tem feito na formação e pelos resultados que tem obtido em vários provas a nível nacional.
Joaquim Ferreira relevou o apoio que a coletividade tem tido por parte dos seus patrocinadores, mas, também, da Câmara de Penafiel, cujo apoio tem sido determinante para que a associação consiga, ano a ano, atingir os seus propósitos.
“Quando iniciamos o projeto em Penafiel ninguém sabia o que era o ciclismo de formação. No prazo de três, quatro anos a Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel começou a vencer provas, a crescer e a ganhar visibilidade na área da formação e arrecadamos títulos, a formar jovens atletas e acima de tudo cidadãos, incutindo-lhes valores, como o companheirismo, esforço, a entrega, a determinação e a prepará-los para a sua vida ativa no futuro”, expressou, sustentando que o projeto integra tem uma psicóloga, diretores desportivos que fazem deste um projeto de referência.
“Além da aposta na formação, entramos nas várias competições e provas para vencer e os títulos conquistados nos últimos anos são prova disso mesmo”, referiu.
Joaquim Ferreira confirmou que o objetivo da associação continua a ser apostar na formação, avançando que a instituição já teve inclusive uma proposta para formar uma equipa de sub-23.
“A Federação fez-nos esse desafio, temos estruturas para isso, mas não está na minha mente avançar com esse projeto. Queremos continuar a apostar na formação e o futuro passa por aí. Dispomos de uma nova sede, que será inaugurada este ano. Queremos continuar a formar jovens. Nestes 28 anos temos um palmarés único e invejável. Este ano, já filiei 15 diretores e 15 atletas, o que não é qualquer associação que consegue fazer isso”, acrescentou, sustentando que nestes últimos anos foram federados 1700 atletas.
“Estamos a falar de uma modalidade cara. É o material, a bicicleta e outras coisas. Temos inúmeros títulos. Em 23 encontros nacionais conquistamos 15 encontros nacionais. Em Penafiel o ciclismo não tinha a visibilidade que tem hoje. Penafiel tem hoje campeões e uma formação única em Portugal. O Francisco Campos foi formado na associação, foi campeão nacional sub23, o Joaquim Silva também foi campeão nacional em sub-23 e é isto que me move. Os nossos atletas estão a dar frutos. Na Volta ao Algarve competiram onze ciclistas formados na ADRAP”, sublinhou, afirmando que é um orgulho para a instituição numa prova como a Volta ao Algarve integrar onze atletas que foram formadas na Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel.
“Nã há palavras para descrever que sinto com isto. Hoje fazemos 28 anos, na pista conseguimos 32 títulos, 33 segundos lugares e 23 terceiros lugares. Em pouco tempo passamos a ter estes títulos todos. Em contrarrelógios individuais temos 11 títulos, nove segundos lugares e cinco terceiros lugares. Na estrada, temos 15 campeões nacionais temos 11 segundos lugares e temos três terceiros lugares. Na pista temos ainda um título quer em cadetes, quer em juniores, por equipas”, manifestou.
Joaquim Ferreira enfatizou, também, o crescimento e a visibilidade que a associação passou a ter no cicloturismo.
“No cicloturismo, o Joaquim Pinto, da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, é um ciclista excecional, ele vence tudo. Ganha no ciclocrosse, na estrada revela-se, na sua categoria, um excelente ciclista, dá festival, e este ano perdeu o campeonato nacional de contrarrelógio por apenas um segundo”, concretizou.
Falando ainda da formação, Joaquim Ferreira relevou o apoio dos pais e encarregados de educação no processo de formação.
“Sem o apoio deles era muito difícil juntar tantos atletas nas provas e mobilizá-los nas várias categorias e escalões em que a Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel compete. O apoio dos familiares é vital, dão apoio aos seus filhos, mas, também, aos restantes atletas nos bons e maus momentos”, referiu.