EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

(C/VÍDEO) Paredes: Público de regresso no Shakedown de Baltar no arranque do WRC Vodafone Rally de Portugal

Paredes: Público de regresso no Shakedown de Baltar no arranque do WRC Vodafone Rally de Portugal

O Kartódromo de Baltar, no concelho de Paredes, vai voltar a acolher Shakedown, prova que  marca o arranque do WRC Vodafone Rally de Portugal, com a etapa portuguesa a decorrer entre 19 e 22 de maio.

A edição deste ano, ao contrário da do ano anterior, vai ter público a assistir à prova.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destacou, em declarações ao Novum Canal, estar expetante no êxito desta prova, que marca o arranque oficial do Rally de Portugal, um evento desportivo que no ano transato decorreu sem a habitual presença do público, devido à Covid-19.

“Temos muita expectativa porque como todos sabemos a pandemia num primeiro ano não permitiu a realização do Rally e no ano seguinte permitiu, mas sem público. Assim, estamos todos ansiosos pela edição de 2022”, disse, salientando que a “parte final do Shakedown no interior do Kartódromo de Baltar vai sofrer algumas alterações, uma vez que a pista está a ser objeto de ampliações”.

Apesar das alterações, o chefe do executivo municipal paredense assegurou que o “espetáculo será ainda maior”.

Fotografia: Câmara de Paredes (Fotos: CM Paredes de 2019)

O autarca avançou que os preparativos para acolher esta prova já estão no terreno, salientando que o município está a preparar a parte do “troço que vai da Zona Industrial de Baltar até ao Kartódromo”.

“Como referi a própria pista do Kartódromo está a ser objeto de ampliações. Também já estamos a tratar das bancadas”, expressou, confirmando que a segurança “sempre foi um dos aspetos mais cuidados na realização deste evento”.

“Como tal, a edição de 2022 não vai fugir à regra. Haverá elementos da GNR por todo o percurso da prova, tal como a Policia Municipal e Voluntários, para apoiar os espectadores”, assegurou.

O presidente da Câmara de Paredes mostrou-se, igualmente, convicto que o Kartódromo de Baltar vai voltar a encher-se de muitos milhares de aficionados do desporto motorizado.

Alexandre Almeida esclareceu, ainda, que o preço dos bilhetes irá manter-se, reiterando que a introdução de novas bancadas vai permitir acomodar ainda mais público.

Falando da importância do Shakedown de Baltar, Alexandre Almeida declarou que este é já uma referência para os adeptos e seguidores desta modalidade.

“O Shakedown é o primeiro contacto dos adeptos com o rally, e como tal a expectativa é sempre muito elevada. Para além disso, o Rally tem muitos aficionados em Paredes, e como tal para além dos milhares de pessoas que nos visitam por esta ocasião, é muito importante para nós proporcionar este espetáculo aos paredenses”, adiantou, relevando, também, os impactos que esta prova tem quer para o comércio local, para a restauração e hotelaria.

“Os impactos são muito positivos. Há um impacto direto e um impacto mais indireto. O direto é ao nível da restauração, do comércio e da hotelaria local, no momento do evento. O indireto é o mais importante, pois cada vez mais afirmamos a vila de Baltar e o concelho de Paredes, como um município ligado ao desporto automóvel  e à industria automóvel, o que tem levado à fixação de novas empresas ligadas ao automóvel na Zona Industrial de Baltar e à vinda de cada vez mais praticantes ao Kartódromo de Baltar e a passeios turísticos nas serras de Paredes”, avançou.

Falando ainda do impacto do Shakedown de Baltar, o responsável do executivo municipal assumiu que é a visibilidade do concelho que sai reforçada.

“Claramente. Tal como referi, Baltar tem tradição na Industria automóvel, não só pelo facto de lá estar instalado um Kartódromo, mas também por nesta vila se terem instalado empresas ligadas à preparação de automóveis para Ralis, empresas do sector do restauro de automóveis clássicos e preparação de motores para competição, e empresas a operar passeios turísticos nas serras de Paredes. Logo, estes grandes eventos do desporto automóvel chamam a atenção para todo este Cluster da Industria Automóvel que floresce em Baltar”, acrescentou.

Alexandre Almeida admitiu, ainda, que o desporto é cada vez mais uma âncora no desenvolvimento do concelho, sendo conhecida a estratégica do executivo de apoio aos clubes e às diferentes modalidades.

“Todos reconhecemos que Paredes é conhecido pela sua grande representatividade na indústria do mobiliário. Toda a gente conhece Paredes como uma terra de muita Industria, empresários de grande capacidade e uma mão-de-obra muito competente. De qualquer forma, cada vez mais reconheço que pelo facto de termos uma população muito jovem, termos muitos clubes desportivos e termos tido uma preocupação por apostar no ecletismo desportivo e na criação de muitas infraestruturas desportivas, o desporto em Paredes tem sido efetivamente uma âncora de desenvolvimento. Em Paredes pratica-se futebol, atletismo, ciclismo, polo aquático, natação, golfe, hóquei, andebol, basquetebol, pratica-se desporto adaptado, etc., e para além disso, o aparecimento de novas infraestruturas como o novo Pavilhão Multiusos, tem colocado Paredes no centro das atenções do desporto, a nível nacional e internacional”, recordou.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade