João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Maria Martins (LeCol-Wahoo) foram os vencedores do Campeonato Nacional de Pista, que teve lugar no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, em elite masculina e feminina, respetivamente.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que “Iúri Leitão (Caja Rural–Seguros RGA) iniciou o concurso de omnium na frente, após a vitória na corrida de scratch, com João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a ser segundo e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) terceiro”.
“Na corrida tempo, João Matias e Iúri Leitão empataram com 29 pontos, com a vitória a ficar para Matias, que venceu o último sprint. Desta feita, os dois corredores partiram para a prova de eliminação empatados com 78 pontos”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Nesta terceira prova do concurso de omnium, “Iúri Leitão foi mais forte, colocando-se assim na frente na classificação geral à entrada para a última corrida, com apenas dois pontos de vantagem sobre João Matias”.
“Na corrida por pontos, Matias conseguiu colocar-se na frente, lutando até ao último sprint para conquistar a vitória sobre Iúri Leitão. João Matias sagrou-se assim campeão nacional de omnium, somando um total de 144 pontos na prova, seguido de Iúri Leitão, com 136 pontos, e de Rodrigo Caixas, com 116 pontos”, acrescenta o mesmo comunicado.
A federação realça que “Maria Martins (LeCol-Wahoo) dominou por completo o omnium, vencendo as quatro corridas que integram esta prova. A corredora venceu o scratch, com Daniela Campos (Bizkaia-Durango) a ser segunda, na frente de Beatriz Roxo (UCI Rio Miera-Cantabria Deporte)”.
“ Na corrida tempo e na eliminação a ordem classificativa foi a mesma, tendo Maria Martins arrancado para a corrida por pontos com uma vantagem de seis pontos sobre a segunda classificada, Daniela Campos. A atleta da LeCol-Wahoo acabou por confirmar o seu favoritismo e vencer a prova com um total de 165 pontos. Daniela Campos foi segunda, com 138 pontos, e Beatriz Roxo fechou o pódio em terceiro, com 129 pontos”, esclarece a entidade que gere o ciclismo nacional.
Nas categorias de veteranos, elite amador, “José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora) conquistou o título nacional em scratch, ao passo que na prova de eliminação foi César Modesto (Individual) a levar a melhor”.
Nos masters 30, “Gonçalo Almeida (Individual) venceu a prova de scratch e Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) superiorizou-se na eliminação”, declara a federeação que recorda queJ ”osé Leite (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS) dominou em ambas as provas, na categoria de masters 40, vencendo tanto o scratch como a eliminação”.
Na categoria de masters 40, “Manuel Rodrigues (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) foi quem conquistou o título nacional, já na eliminação, o prémio foi para Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C.Ciclismo)”.
Já em masters 60 foi “João Pinto (Beavista/Servigas/Nast) a vencer a prova de scratch, com César Mendonça (Individual) a bater a concorrência na prova de eliminação”.
“No setor feminino, Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM) sagrou-se campeã nacional tanto em scratch como em eliminação, feito esse repetido por Sónia Santos (Cantanhede Cylcing/VESAM), em masters 40”, salienta a Federação Portuguesa de Ciclismo.