Castelo de Paiva acolhe, este domingo, na Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado, o 23.º Campeonato Distrital de Corta Mato, na vertente curta, uma competição que este ano já vai contemplar os campeonatos para os escalões de formação ( infantis, iniciados e benjamins ), estando prevista a participação de mais de 400 atletas, repartidos por cerca de quatro dezenas de equipas.
A autarquia destaca, em comunicado, que a prova destina-se a atletas “masculinos e femininos dos escalões de juniores, sénior e veteranos, inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro, sendo que podem integrar as equipas de seniores os atletas juniores ou veteranos para a composição da sua equipa, com o máximo de 6 atletas por equipa”.
“As provas tem inicio às 10 horas e os atletas terão que se apresentar na linha de partida com o dorsal atribuído pela Associação de Atletismo de Aveiro para a época de 2022 e as inscrições são feitas através da plataforma ONLINE até às 18 horas do dia 24 que antecede a competição, de forma a poder ser efetuada a admissão de atletas e respetiva divisão por series, sendo posteriormente publicada a listagem dos atletas admitidos nas respetivas séries”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.
A autarquia esclarece que “os atletas só podem participar na prova do seu escalão exceto os juniores que podem participar na prova de seniores, contando para a classificação coletiva. Apenas os atletas do escalão de veteranos poderão fazer a opção de participar ou no Campeonato do seu escalão de veteranos ou no Campeonato de Corta-mato Curto, sendo que, em caso algum poderão participar nas duas provas”.
O Campeonato Distrital de Corta-Mato vertente curta destina-se exclusivamente para o escalão de sénior.
“Para efeitos de classificação colectiva serão considerados os quatro primeiros atletas de cada equipa e os desempates serão feitos a favor da equipa que tenha o quarto atleta melhor classificado”, reforça a autarquia.
Já nos Campeonatos Curtos, masculino e feminino, em ambas as competições serão atribuídos os “pódios ao escalão de sub/23, independentemente do seu escalão etário, e nos escalões de Infantis e Iniciados, será vencedora a equipa que somar menor número de pontos, de acordo com a classificação dos seus três primeiros atletas, com os desempates a ser feitos a favor da equipa que tenha o terceiro atleta melhor classificado”.
Citada em comunicado, Liliana Vieira, vereadora do Deporto e Cultura da edilidade paivense, congratulou-se com a realização desta jornada desportiva em Castelo de Paiva, destacando que o evento” representa mais do que uma simples prova de atletismo, porque simboliza a retoma em força da catividade desportiva no concelho, potenciando a possibilidade de se enaltecer a importância do desporto na vida, agora mais do que nunca, muito valorizado”.
A competição é realizada pela Associação de Atletismo de Aveiro, contando com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e colaboração das coletividades locais Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e Associação Desportiva C.C.J. Clark.