Publicidade

(C/ VÍDEO) Camerata Nov’Arte atua no Centro de Interpretação do Românico

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebe na próxima sexta-feira, 4, pelas 21h30, a Sinfonia Nº 7, de Anton Bruckner, interpretada pela Camerata Nov’Arte, dirigida por Luís Carvalho.

Concebida no espírito da Sociedade Privada de Concertos de Schoenberg e seus discípulos, em Viena, na Áustria, na década de 1920, a presente versão de Luís Carvalho, de 2019, da Sinfonia Nº 7, de Anton Bruckner, para ensemble de 15 instrumentistas, procura transportar a monumentalidade da obra original para um formato instrumental mais compacto, leve e flexível.

O efetivo instrumental escolhido não é fortuito, já que tenta simular, em miniatura, a orquestra tipicamente bruckneriana, ao incluir praticamente todos naipes de sopros, bem como as cordas da versão original. Ao mesmo tempo, procura-se um refrescar tímbrico, incluindo instrumentos menos usuais como o eufónio ou o acordeão.

Pretende-se, simultaneamente, criar uma versão da sinfonia mais portátil, mas igualmente grandiosa no conceito sonoro, ao mesmo tempo que se apela à curiosidade do ouvinte com as inovações tímbricas. A perspetiva é que a fruição musical seja igualmente recompensadora, quando comparada com o original.

A entrada no Centro de Interpretação do Românico é gratuita, mas sujeita à reserva prévia de lugares. O concerto também será transmitido em direto nas redes sociais da Rota do Românico.

O evento conta com o apoio da Associação de Cultura Musical de Lousada, do Município de Lousada e da parceria institucional do Ministério da Cultura.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade