Publicidade

(C/VÍDEO) Campanha “Brumas de Amarante” relança o turismo na região com experiências para vivenciar no Inverno

O Município de Amarante, através da Amarante Tourism, apresentou, esta terça-feira, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a nova campanha de promoção do turismo na região.

“Brumas de Amarante” propõe sete experiências atrativas, inspiradoras e diversas para vivenciar no Inverno, indo de encontro às diferentes personalidades e estados de espírito dos visitantes. Do património à cultura, da aventura à natureza, da gastronomia ao desporto, Amarante apresenta-se como um destino familiar e seguro, com património e história.

Jorge Ricardo, vice-presidente da Câmara de Amarante destacou que esta campanha tem como objetivos dar a conhecer o que de melhor Amarante tem no seu território.

“Estamos a falar de sete experiências, mas seguramente que existem outras, algumas não estarão aqui nesta campanha, porque já são conhecidos e estão sempre disponíveis para as pessoas as revisitarem. Esta é uma campanha que tem como metas dar de Amarante uma outra imagem, uma outra perspetiva e dizer às pessoas  que Amarante dispõe de oferta para este período. Fica o convite para se deslocarem a Amarante”, disse, salientando que “Brumas de Amarante” escondem ainda “belezas” e “recantos” que estão por mostrar.

“Queremos que as pessoas percebam que há novas paisagens, novos momentos, novos locais, novas pessoas, novas histórias, entre outros aspetos por redescobrir”, expressou.

Fotografia: Câmara de Amarante

Jorge Ricardo realçou que a campanha integra figuras que são sobejamente conhecidas do público nacional, neste caso, os atores Maria Faleiro e Afonso Vilela, numa tentativa de conferir, também, maior visibilidade a esta campanha que toca em vários domínios e em várias áreas.

O ator Afonso Vilela destacou que a sua ligação a Amarante é uma paixão antiga, já com bastantes anos, mostrando-se um apaixonado pelo concelho, a sua cultura e pela sua identidade.

“Estes lugares têm identidades próprias, a arte de bem receber tem muito a ver com o nosso povo, com a nossa hospitalidade, mas tive sempre a sorte de em Amarante ser muito bem recebido. Amarante é isto tudo, para mais quando nos é apresentada desta forma, e uma forma genuína, com carinho e com amor, o que faz com que nos apaixonemos logo de imediato pelos lugares. Amarante efetivamente tem estas características e tem muito mais para descobrir. Amarante é um lugar que não precisa de filmes para ser divulgada, é preciso estar cá, sentir Amarante. É com orgulho que faço parte deste projeto e quando falo de Amarante falo como se fosse de cá”, expressou, sustentando que se sente em casa quando está em Amarante, uma casa que tem sempre algo para redescobrir.

Afonso Vilela realçou que Amarante tem uma identidade cultural própria, única e ímpar.

“Fiquei contente por estar a divulgar a parte da Agustina Bessa-Luís com o mesmo ímpeto que tenho feito com outros escritores. DE todo este projeto foi a parte que me sensibilizou mais, e, obviamente, a sua gastronomia, as aldeias, a descida do Tâmega, acho que posso fazer esta descida todos os dias que nunca me cansarei”, acrescentou.

Já o presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, realçou que “esta é mais uma iniciativa que surge em linha com o trabalho que temos vindo a ser desenvolver e que consiste na afirmação de Amarante enquanto destino turístico de excelência, capaz de oferecer experiência únicas e muito diferentes a cada visita”.

O Rio Tâmega, um dos principais atrativos de Amarante, e cujas brumas da manhã serviram de mote à campanha, serve de cenário a uma das experiências mais radicais deste role de propostas. O desafio é descer o rio, as Águas Bravas do Tâmega, fazendo canoaraft, rafting, paddle ou até mesmo uma caminhada aquática.

Se prefere uma experiência menos emocionante, as Termas de Amarante têm uma  paisagem relaxante sobre o Tâmega. O enquadramento natural, os serviços de bem-estar do qual faz parte a massagem de hidromel, ou a cura termal, proporcionam momentos de puro relaxamento.

Com a natureza sempre presente, como parte integrante da riqueza de Amarante, é ainda possível jogar Golfe de Montanha, na Quinta da Deveza. O Campo de Golfe de Amarante tem 40 hectares de área e um percurso de 18 buracos com vistas para as serras do Marão e Aboboreira.

Serras essas que nos presenteiam com aldeias típicas e que a campanha “Brumas de Amarante” convidam a visitar na experiência com o nome Caminhos de Tradições. A aldeia da Ovelhinha, por exemplo, faz parte da rota das Aldeias de Portugal, está marcada pelas invasões napoleónicas e continua a produzir o famoso Pão de Padronelo ou de quatro cantos. São ainda aconselhadas visitas à aldeia preservada de Canadelo e Mouquim, na serra da Meia Via; Castelo, Carvalho de Rei, Aldeia Velha e Aldeia Nova, na Aboboreira; e Murgido, na serra do Marão.

Região de rica e farta gastronomia, Saborear a Autenticidade Local é outra das experiências sugeridas a quem visita Amarante. O roteiro inclui diversos restaurantes, diferentes no estilo, dos requintados aos “informais”, com pratos de autor ou ementas tradicionais.

De Cultura foram construídas duas experiências. Viagem Inspiradora pela História e Natureza Criativa de Amarante. A primeira propõe uma viagem pelos monumentos integrados na Rota do Românico. Num total de 13, dos quais de destacam, pela sua importância histórica e arquitetónica, o Mosteiro de S. Martinho de Mancelos e o Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo. A segunda convida para uma Rota Literária através da qual o visitante se pode “cruzar” com escritores como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Teixeira de Pascoaes, Camilo Castelo Branco ou Miguel Sousa Tavares.

Protagonizada pelos atores Maria Faleiro e Afonso Vilela, a campanha de relançamento do turismo em Amarante conta a história de um casal que esteve de férias na região e, no regresso a casa, relata as experiências vividas.

“Brumas do Tâmega” sucede à campanha “Amarante | Encantadora por natureza”, lançada em julho de 2021 pela Amarante Tourism, com o intuito de posicionar a região como destino seguro, que sabe bem receber.

Um ano depois de ter sido apontada como destino a não perder em Portugal, entre 21 países, pelo jornal The Guardian, Amarante continua a dar provas de vitalidade e juventude mostrando-se renovada ao mesmo tempo que homenageia a sua história.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade