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Reforço dos serviços com o cartão de cidadão e passaporte permitiu realizar mais cerca de 130 mil atendimentos

Reforço dos serviços com o cartão de cidadão e passaporte permitiu realizar mais cerca de 130 mil atendimentos

O alargamento do horário para serviços relacionados com o cartão de cidadão (CC) e com o passaporte permitiu realizar mais cerca de 130 mil atendimentos nas Lojas e Espaços Cidadão abrangidos, desde 27 de novembro.

 O Governo destaca, na seu site, que “No seguimento da operação Casa Aberta, que decorreu ao longo de oito sábados e permitiu realizar 50 mil atendimentos, o Governo decidiu manter o reforço da capacidade de resposta dos serviços em horário alargado. Assim, desde 27 de novembro de 2021 e até 28 de fevereiro de 2022, as Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa, estão a funcionar no seguinte horário: de 2.ª a 6.ª feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h, procurando disponibilizar mais atendimentos no início e no final do dia e facilitando a conciliação com os horários de trabalho da generalidade dos cidadãos”.

“Mantém-se também o modelo de atendimento espontâneo, de 2.ª feira a sábado, na grande maioria dos balcões do IRN, com o objetivo de maximizar o número de pessoas atendidas”, lê-se na nota informativa.

Reforço dos serviços com o cartão de cidadão e passaporte permitiu realizar mais cerca de 130 mil atendimentos
Fotografia: Junta de Freguesia de Gondar (foto ilustrativa)

“Já para todos os cidadãos portugueses maiores de 25 anos e com dados biométricos atualizados, há também a possibilidade de optarem pela renovação automática do CC, com o envio automático da carta PIN com referência MB para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respetiva morada”, acrescenta a mesma nota que reforça que a “renovação por esta via já permitiu que mais de 757.000 cidadãos renovassem o CC sem necessidade de se deslocarem a qualquer balcão”.

O Governo reforça que “este novo método de renovação, por ser espoletado 60 dias antes do fim do prazo de validade do CC, permite uma eficiente gestão do fluxo de procura dos serviços do cartão de cidadão”, sustentando que o “envio do CC por correio é o método de entrega associado à renovação automática, mas pode também ser solicitado nas renovações presenciais”.

Ainda de acordo como Governo “foram já entregues, desde setembro de 2020, por correio de forma individual ao próprio titular mais de 1.335.566 CC, permitindo evitar o mesmo número de deslocações aos balcões”.

“O conjunto destas duas medidas permitiram, assim, evitar mais de 2 milhões de deslocações e atendimentos presenciais”, acrescenta a informação que relembra “que os documentos, cujo prazo tenha expirado a partir de dia 24/02/2020, deixaram de ser aceites como válidos desde o início deste ano”.

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