EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Valongo: 1.º Direito garante solução habitacional para 855 famílias em Valongo

Valongo: 1.º Direito garante solução habitacional para 855 famílias em Valongo

O Ministro das Infraestruturas e Habitação preside, esta terça-feira, no Auditório Dr. António Macedo do Fórum Vallis Longus, à cerimónia de assinatura do acordo para a execução do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação

A autarquia valonguense destaca, em comunicado, que este contrato é o pilar da “Estratégia Local de Habitação (ELH) de Valongo e prevê um investimento de 37.286.417,24 euros destinado a suprir as carências habitacionais de 805 famílias (1.718 pessoas na totalidade), através de soluções que incluem construção de novas habitações, reabilitação, aquisição e arrendamento”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destaca que finalmente a autarquia terá “os meios e os instrumentos necessários para cumprir a Constituição da República Portuguesa que consagra o direito à habitação condigna. A Estratégia Local de Habitação de Valongo, através do Programa 1.º Direito, vem dar resposta a um dos maiores problemas da nossa comunidade, com uma dinâmica predominantemente dirigida à reabilitação e arrendamento”.

De acordo com o autarca, apesar das “limitações financeiras e da falta de programas específicos para a construção de habitação pública, no atual ciclo governativo foram entregues 168 casas municipais com arrendamento apoiado, tendo sido realojadas no total 454 pessoas, o que representa um investimento público superior a um milhão de euros, em obras de reabilitação dos imóveis que vão ficando desocupados (cada intervenção custa em média 8.000 euros)”.

Fotografia: Câmara de Valongo (foto de arquivo)

José Manuel Ribeiro destaca também o investimento superior a “quatro milhões de euros, cofinanciado por fundos comunitários do Norte2020, na reabilitação exterior dos edifícios e espaço envolvente das urbanizações sociais, que passaram a ter conforto térmico e a proporcionar maior qualidade de vida aos seus moradores”.

A câmara municipal destaca que “além destas 805 famílias que nos próximos seis anos obterão uma resposta habitacional condigna através do Programa 1.º Direito, a Estratégia Local de Habitação (ELH) do Município de Valongo abrange mais 50 famílias que reúnam as condições para se constituírem como beneficiárias diretas do Programa 1.º Direito”.

“A ELH de Valongo enfrenta assim o enorme desafio de encontrar uma resposta habitacional condigna para estas 855 famílias residentes no concelho, seja através de uma resposta institucional (através do município), ou através do apoio direto a famílias que demonstrem alguma capacidade e autonomia financeira. Do ponto de vista financeiro, estima-se que o investimento total previsto com a execução da ELH de Valongo ascenda a 41.296.180 euros, investimento este que deverá decorrer durante os seis anos de implementação da estratégia”,  refere a nota in formativa que nos foi endereçada.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade