Publicidade

(C/ VÍDEO) Amarante: Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 aprovados sem votos contra

Amarante: Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 aprovados sem votos contra

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2022 do Município de Amarante foram aprovados, sem votos contra, em reunião de câmara e em sessão de Assembleia Municipal.

A autarquia amarantina destaca, em nota informativa, que o documento foi elaborado ainda de forma muito condicionada pela pandemia da Covid-19, sendo que volume de investimento situa-se nos “53,45 milhões de euros, resultante em larga medida do financiamento assegurado de 8,7 milhões de euros de fundos comunitários e 7 milhões de euros de empréstimos bancários contratados”.

O município esclarece que “em 2022 poderão ainda surgir oportunidades de captação de financiamento para a concretização de novos projetos, nomeadamente através do mecanismo de Overbooking dos fundos comunitários e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

“Assim, dispomos já de um conjunto de projetos em carteira e outros que se encontram em elaboração, que poderão encontrar nestes mecanismos as fontes de financiamento para a sua execução”, reforça a câmara municipal.

Citado em comunicado, o presidente da autarquia, José Luís Gaspar, reforça que o “Orçamento Municipal deste ano foi o maior de sempre em Amarante”.

“Uma vez mais, estamos muito satisfeitos com esta aprovação, sem votos contra. O Orçamento Municipal deste ano foi o maior de sempre em Amarante, e o do 2022, como não podia deixar de ser, está em linha com a estratégia de execução de um volume inédito de investimento na nossa terra, na sua grande parte em projetos e obras há muito desejadas pelos amarantinos”, disse.

Amarante: Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 aprovados sem votos contra
Fotografia: Câmara de Amarante

O chefe do executivo municipal avança, ainda, que “este é, simultaneamente, um documento que continua a acautelar a preocupação que temos com o desenrolar desta crise pandémica”.

“É um orçamento que foi discutido e incorpora contributos da Oposição, e que foi trabalhado em conjunto com os Presidentes de Junta de Freguesia que, de resto, veem contemplada uma verba de 645 mil euros para a concretização de contratos de cooperação, o que representa um importante reforço da cooperação entre o Município e as Freguesias”, acrescenta.

A autarquia avança, ainda, que para a “elaboração deste orçamento foram observados o conjunto de princípios e regras orçamentais que se encontram previstos no Regime Financeiro das Autarquias Locais e Entidades Intermunicipais, no POCAL, na Lei de Enquadramento Orçamental e no SNC-AP”.

O município declara, ainda, que, com 2021 a terminar, “o Orçamento e GOP agora aprovados assentam no princípio de salvaguarda de uma situação financeira equilibrada, assinalando-se, uma vez mais, que o município de Amarante prevê terminar o ano de 2021 com toda a faturação de fornecedores paga, ou seja, transitar para 2022 sem dívidas a fornecedores”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade