Novum Canal

mobile

tablet

Feira Anual de Santa Catarina voltou às ruas de Celorico de Basto

Partilhar por:

Celorico de Basto voltou a viver a tradicional Feira Anual de Santa Catarina depois de um ano de interregno devido à pandemia. Este ano, e verificadas as condições de segurança, o Município realizou a feira com novidades, numa mistura entre a tradição e a inovação.

Foram 4 dias de feira, de 25 a 28 de novembro, o que permitiu a circulação dos visitantes de forma faseada e uma maior segurança de todos. Este ano, e tratando-se de um retomar da iniciativa, o Município decidiu inovar com a Mostra Gastronómica de Santa Catarina.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

No dia 26 de novembro decorreu o concurso pecuário concelhio, onde se evidenciou um reduzido número de exemplares a concurso. “O concurso pecuário será sempre a marca indelével desta feira, e estamos orientados para reforçar o apoio aos produtores para que, quando tudo voltar à normalidade voltarmos a ter muitos participantes” observou o autarca.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

Para José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal, “a Feira anual de Santa Catarina é um evento que está na nossa memória coletiva, é uma feira ancestral, com características muito próprias e que atrai sempre muitos visitantes. Este ano decidimos alargar o período da feira para, principalmente, permitir que todas as pessoas pudessem visitá-la sem a confusão de outrora, mas faseadamente. Vivemos tempos delicados, únicos, e não podemos facilitar”. A feira decorreu como tradicionalmente pela vila acima, com os tradicionais feirantes a promoverem a venda de agasalhos, cobertores, meias, sardinhas, frutos secos, árvores de fruto e muito mais. José Peixoto Lima disse também que “no futuro pretendemos dar uma nova roupagem a esta feira para que continue a ser um ponto de visita obrigatória onde a tradição e inovação se conjuguem na perfeição, mas que não ponha em causa o comércio local e diminua consideravelmente os constrangimentos provocados no trânsito, durante os dias da feira anual”.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

A grande novidade desta feira anual de santa Catarina respeita à Mostra Gastronómica, uma iniciativa inovadora que procurou juntar no mesmo recinto os melhores petiscos e o melhor vinho verde acompanhados pela melhor música e animação. Esta iniciativa procurou ser “um prolongar da Feira Anual de Santa Catarina, onde os visitantes pudessem desfrutar de bons petiscos, sobremesas, sopas e excelente vinho verde ao som da melhor música, num convívio salutar entre todos”. Pelo palco da Mostra Gastronómica passaram os Às das Concertinas, os Crua, o Jaimão, os Sirigoça, a Rausstuna, os Amigos das Tainadas, os Farratuga, o Dj Gaiteirinho, e os cantares ao desafio com a dupla Maria Celeste e Carlos Ribeiro.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!