(C/Vídeo) Paredes acolhe durante seis dias Taça da Europa de Patinagem Artística 2021

Paredes acolhe durante seis dias Taça da Europa de Patinagem Artística 2021

Decorreu esta segunda-feira, no Multiusos de Paredes, a cerimónia de abertura da Taça da Europa de Patinagem Artística, competição que irá contar com as seleções de Espanha, Holanda, Andorra, Portugal, Bélgica, Itália, Eslovénia e Suíça e que decorre até ao próximo sábado.

O presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, reconheceu que depois da crise pandémica que atingiu Portugal e também os atletas que ficaram privados da exercer a patinagem, a Federação fez um trabalho exemplar, conseguindo levar por diante uma prova de índole europeia.

“Depois das dificuldades que são de todos conhecidos, a Federação de Patinagem de Portugal leva já uma organização ao nível europeu de sete campeonatos que vão desde a patinagem de velocidade, à patinagem artística, ao hóquei em patins, e assumiu essa responsabilidade de fazer esta Taça da Europa de Patinagem Artística. Estamos satisfeitos, temos uma equipa unida que acreditou neste trabalho e quando vemos os atletas a patinarem, concluímos que tudo se justifica e que este esforço valeu a pena”, disse.

26bb5fba 5ff9 46bb ac90 301f91f6dbe5 1024x768 1 | NOVUM CANAL

O dirigente relevou, também, as condições materiais que o Pavilhão Multiusos de Paredes dispõe para acolher uma competição destas.

“A Federação de Patinagem através do Campeonato da Europa de sub-17 e sub-19 inaugurou este pavilhão, o que constituiu um grande orgulho e em breve Paredes irá acolher, também, o Campeonato da Europa de Hóquei em patins, em seniores, e não ficaremos certamente por aqui nesta relação com Paredes. Este é um pavilhão fantástico, as pessoas são fantásticas e não nos falta nada. Diria que tudo o que é necessário para fazer a antecâmara daquilo que é o espetáculo e a atividade desportiva, encontramos em Paredes”, afirmou.

Questionado sobre o que é que os seguidores da modalidade podem esperar nestes seis dias de prova, Luís Sénica foi perentório na resposta: “beleza, técnica, excelência, paixão e emoção. Tudo isso está dentro daquilo que é a patinagem artística”.

1e56c9ff 4aca 4e4c 8c2e 4fae3fd13e2f 1024x768 1 | NOVUM CANAL

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, reiterou que o Multiusos de Paredes é já uma aposta ganha e palco de grandes eventos nacionais e internacionais.

“O município tinha como propósito que este equipamento fosse palco de grandes realizações desportivas e culturais, agarrámos de imediato algumas competições europeias, foi o caso do Campeonato a Europa de sub-17 e sub-19 de hóquei em patins, recebemos depois o Campeonato Nacional de Patinagem Artística e agora a Taça da Europa de Patinagem Artística e daqui a quinze dias teremos o Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, em seniores. É isto que pretendemos, queremos dar vida à cidade de Paredes e espero que as pessoas aproveitem durante a semana as várias exibições e competições que vão decorrer no Multiusos”, atalhou.

7f28a8e3 4467 471c a0ed f84ea3d70451 1024x768 1 | NOVUM CANAL

O chefe do executivo reconheceu que esta é uma modalidade que se caracteriza pela sua beleza, mas também pela sua técnica, tendo deixado um repto aos paredenses para que compareçam em grande número ao Multiusos.

“Espero os participantes de outros países que estão em Paredes se sintam acolhidos e que finda a competição regressam aos seus países com a perceção de que estiveram numa cidade jovem, que gosta de desporto, que gosta de receber e que regressem a Paredes que serão sempre bem acolhidos”, acrescentou.

Já no primeiro dia de competição, as atletas Margarida Costa e Luz Paiva arrecadaram as medalhas de ouro e bronze, respetivamente, na vertente de patinagem livre, escalão de infantis.

A Federação de Patinagem de Portugal destaca que a “seleção nacional de Patinagem Livre compete até quarta-feira, nos escalões de iniciados, cadetes e juvenis.

A partir de quinta-feira e até sábado, entra em rinque a seleção de Solo Dance.