O objetivo do Dia Mundial da Ciência é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano e do mundo, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
Por isso, neste dia, realizam-se várias atividades, sobretudo nas escolas, onde se tenta despertar o interesse dos alunos pela ciência.
Interesse que jovens cientistas põem, cada vez mais em causa, face à falta de investimento existente.
O cientista Pedro Ferreira, chama a atenção para a cada vez maior necessidade de os governos investirem na ciência, caso contrário será impossível contribuir para o desenvolvimento de um mundo global.
Também a cientista Estrela Neto, salienta o papel da ciência no desenvolvimento humano. Dá como exemplo o trabalho efetuado em torno da COVID 19. A cientista, critica, igualmente, o governo pela falta de investimento e lamenta a saída de profissionais para países que apostam, verdadeiramente, no desenvolvimento da ciência.
Apesar de todas as vicissitudes, Estrela Neto, acredita que a ciência tem explicação para quase tudo.
Tal como disse Galileu, numa das suas célebres frases: “O fim da ciência não é abrir a porta ao saber eterno, mas sim colocar limites ao erro eterno”.