Novum Canal

mobile

tablet

Programa Qualificação para a Internacionalização será apresentado segunda-feira
Fotografia de arquivo

Programa Qualificação para a Internacionalização será apresentado segunda-feira

Partilhar por:

Será apresentado, na segunda-feira, o Programa Qualificação para a internacionalização, programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

O Governo destaca, em comunicado, que “este programa visa o desenvolvimento em Portugal das micro, pequenas e médias empresas (PME) através do reforço de competências profissionais dos seus trabalhadores”, tendo como objetivos “potenciar a sua empregabilidade, promovendo a integração de desempregados nas empresas e contribuindo para prevenir o risco de desemprego, no caso de ativos empregados, e simultaneamente aumentar o seu contributo para o sucesso do processo de internacionalização da entidade empregadora”.

Pretende-se, também, “aumentar a oferta de recursos humanos qualificados no mercado de trabalho nos domínios da internacionalização e comércio internacional; adequar a formação profissional às necessidades do mercado de trabalho, algumas delas emergentes”.

Ainda de acordo com o Governo, são destinatários do programa as “pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, inscritas no IEFP como desempregadas, que detenham uma habilitação de nível secundário ou superior  ou não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário”.

São, ainda, destinatários deste programa formandos que estejam a realizar “processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de nível secundário”. E ainda “ativos empregados com idade igual ou superior a 18 anos que se encontrem numa das situações acima referidas e que as entidades empregadoras entendam que devem beneficiar desta formação para apoiar os processos de internacionalização, ou os que se encontrem em risco de desemprego”.

Fotografia de arquivo

Podem também beneficiar do programa, as pessoas que a “título individual, pretendam incrementar as suas próprias qualificações em domínios da internacionalização e comércio internacional”.

“O Programa Qualificação para a Internacionalização foi criado no âmbito do Programa Internacionalizar 2030, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 20/2021, de 19 de março, destinado à qualificação de recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comércio internacional”, refere a nota à comunicação social que reforça que a sessão de lançamento decorre no dia 29 de novembro, às 16h30, no auditório do Parque de Exposições de Aveiro, contará com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e dos Secretários de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, e da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!