EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

1.ª Cãominhada de Vilela mobilizou comunidade local

1.ª Cãominhada de Vilela com forte mobilizou comunidade local

Decorreu, este domingo, na freguesia de Vilela, a primeira Cãominhada, uma iniciativa da Associação Geração 13, instituição social que pretende intervir, com a realização de várias atividades, junto da comunidade local. 

O presidente da Associação Geração 13, Roberto Leal, relevou a adesão da comunidade que compareceu ao apelo da coletividade e assim se juntou a esta ação em prol da causa animal.

“Esta foi a primeira edição, mas verifico com agrado que a comunidade respondeu ao nosso apelo e compareceu à primeira de outras iniciativas que além da causa animal  teve também como objetivos levar as pessoas a fazerem exercício físico”, disse,  salientando que esta atividade para além de alertar para os benefícios da atividade física, procurou fomentar  a saúde humana e animal.

“Já tinha organizado uma iniciativa destas há cerca de quatro anos e como funcionou e como caminhadas todas as pessoas fazem, optamos por fazer uma cãominhada e associar a saúde humana à saúde animal”, disse, salientando que ainda na área animal, a instituição pretende fomentar outras atividades para sensibilizar a mesma comunidade para a questão dos animais abandonados e errantes que existem não apenas na freguesia, mas, também, no concelho.

No âmbito da saúde animal, o responsável pela Associação Geração 13 destacou, ainda, que a instituição vai promover, em articulação com a Câmara de Paredes, ações de sensibilização sobre esterilização e castração de animais.

A presidente de Junta de Freguesia, Mariana Machado Silva, que também se associou ao evento, relevou a importância da atividade, enalteceu o trabalho da Associação Geração 13 e demais parceiros que participaram e colaboraram nesta ação.

“É uma iniciativa meritória que além da parte animal e da promoção da saúde animal, enfatiza questões como a saúde humana, a natureza e os problemas relacionados com o meio ambiente”, disse, frisando que os amigos patudos têm de ser tratados da mesma forma como se de membros  da família se tratassem, sendo que este tipo de iniciativas são mais um passo no sentido de fortalecer essa relação, depois da crise sanitária que acabou por limitar as pessoas que passaram estar confinadas às suas residências, também, com consequências para os animais.

A autarca relevou que a associação ainda recentemente liquidou uma conta num veterinário, ajudando as pessoas que não têm capacidade para a esterilização de animais.

“Esta iniciativa serve, também, para angariar fundos para ajudar os agregados familiares que têm mais dificuldades”, expressou, sublinhando que a associação tem preparado para o próximo ano um plano de atividades diversificado, também, na área do ambiente, assim como noutros domínios.

Armando Neves, um dos participantes nesta cãominhada, enalteceu a importância deste evento, defendendo que estas atividades se deveriam repetir mais vezes.

“É importante que as pessoas tirem os animais de casa, muitos estão presos e estas iniciativas permitem zelar pela saúde animal, mas, também, pela nossa”, manifestou,.

A iniciativa contou, também, com a presença do secretário da Junta de Freguesia, António Silva.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade