Campanha “Amarante de Igual para Igual” promove igualdade e combate a discriminação

Campanha “Amarante de Igual para Igual” promove igualdade e combate a discriminação

Com o objetivo de promover a igualdade e combater todas as formas de discriminação, o município de Amarante volta a realizar, pelo sétimo ano consecutivo, a campanha “Amarante de Igual para Igual”.

Sob o mote #eudecido, esta campanha, que decorre entre 22 de outubro e 3 de dezembro, tem como propósitos “transmitir à sociedade amarantina uma mensagem de empoderamento na adoção de comportamentos e atitudes igualitárias, justas e não discriminatórias, livres de preconceitos e estereótipos”.

A Câmara de Amarante destaca, em comunicado, que a “saúde mental será um dos temas centrais da campanha deste ano, estando prevista a realização de uma exposição “A igualdade está na rua”, que pode ser vista a partir de 22 de outubro na Alameda Teixeira de Pascoaes.

“Um jardim de emoções, retratadas através de emojis, vai permitir aos visitantes refletir sobre o impacto das emoções na saúde mental, através de considerações realizadas pelos clientes das diversas instituições do concelho na área da infância, da terceira idade e da deficiência”, refere a nota informativa.

O município relembra que no dia “26 de outubro assinala-se o Dia Municipal do Ostomizado, instituído pelo Município de Amarante em 2016, com a estreia da curta-metragem “Condição – Ostomia Viver em Igualdade”, às 14h30, no Cineclube de Amarante”, sendo inaugurada “exposição fotográfica de lançamento do Movimento Ostomizado, que conta a história de 10 pessoas com ostomia, estomaterapeutas e cuidadores informais, no Instituto Empresarial do Tâmega (IET)”.

Amarante de Igual para Igual 2021 1024x1024 1 | NOVUM CANAL
Fotografia: Câmara de Amarante

“As iniciativas da campanha “Amarante de Igual para Igual” continuam a 29 de outubro com o seminário dedicado à saúde mental “As Conversas de Igual para igual”, no auditório do IET”, salienta a câmara municipal, sendo o seminário destinado a profissionais de “intervenção social, saúde, educação, justiça, forças policiais entre outros”.

O seminário será constituído por três painéis, integrando as seguintes temáticas: “Sentimentos e Emoções: o Estado Atual da Saúde Mental das Crianças e Jovens; Saúde Mental: É Urgente Combater o Estigma; e Políticas de Saúde Mental: Desafios e Oportunidades. Ana Paula Matos, coordenadora do estudo que mostra o aumento significativo de emoções negativas nos adolescentes”.

O evento conta com a presença de “António Leuschner, Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, e Orlando V. Doellinger, membro da coordenação do Programa Nacional para a Saúde Mental que vão transmitir conhecimentos na área da literacia para a saúde mental e partilhar estratégias de combate ao estigma associado às doenças mentais”.

O município refere que no dia “20 de novembro, a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens assinala o 32.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança com a apresentação de um espetáculo solidário onde se apela à doação de brinquedos para as crianças acompanhadas pela instituição”, destacando que o “mês de prevenção e combate da violência doméstica, em novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”.

Neste âmbito, no dia 25, realizam-se “campanhas de sensibilização e informação destinadas à comunidade em geral, mas também dirigidas ao meio escolar”.

No 3 de dezembro, o município de Amarante e a Cercimarante marcam o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um roteiro pela Inclusão, realizando “uma caminhada pelo centro histórico de Amarante com as várias associações do concelho e onde se apela à participação da população, que pode contribuir com donativos que reverterão em alimentos para distribuir junto das famílias mais vulneráveis identificadas pela Rede Social”.