Clínica APIC do CHTS vence Prémio Healthcare Excellence 2021
A Clínica APIC, unidade de admissão centralizada de doentes para cirurgia convencional eletiva, venceu, a 20 de outubro, 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) destaca, em comunicado, que “este projeto do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) “distinguiu-se por ser uma “unidade mais ágil e segura”, que “centraliza num único espaço/momento todos os procedimentos administrativos de admissão e cuidados de enfermagem” relacionados com os doentes que seguem para cirurgia”.
De acordo com o CHTS, a “Clínica APIC começou a funcionar no início de setembro de 2020 e veio permitir um melhor planeamento da estadia hospitalar antes da intervenção cirúrgica, ou seja, diminuir o tempo médio de internamento cirúrgico, bem como reduzir a taxa de ocupação hospitalar. Destacando-se, assim, uma maior humanização dos cuidados com a possibilidade de contacto personalizado entre familiares e enfermeiros e, também, uma maior satisfação dos doentes e profissionais de saúde, visto que estes últimos passaram a prestar melhores cuidados e a agilizar as altas. A tudo isto acrescem benefícios para a segurança do doente, uma menor taxa de complicações e uma menor probabilidade de risco de infeções”.

O júri do prémio assinalou ainda que o projeto tem “um grande grau de aplicabilidade” no Serviço Nacional de Saúde, podendo ser implementado em diferentes instituições hospitalares com “apenas uma reorganização de serviços”.
Citado em comunicado, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, salienta que “este prémio enche-nos a todos de orgulho, devendo ser registado um cumprimento especial à equipa da APIC que se tem esforçado por garantir a excelência na prestação de cuidados e que foi briosa na forma como apresentou e defendeu esta candidatura”.
“O prémio tem um valor pecuniário de cinco mil euros, tendo sido, ainda, atribuídas menções honrosas ao Centro Hospitalar Universitário de São João e à Unidade Local de Saúde de Matosinhos”, refere a nota informativa que nos foi enviada.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Marco de Canaveses2023.02.08Marco de Canaveses: Polícia Municipal ensina segurança rodoviária às crianças
Resende2023.02.08CPCJ de Resende promoveu ação de sensibilização “Internet + Segura”
Baião2023.02.08Baião assina protocolo com o Turismo de Portugal para formação no setor
Felgueiras2023.02.08Felgueiras: Presidência Aberta passou pela freguesia de Pombeiro