Publicidade

(C/VÍDEO) Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos assinala-se hoje

Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos assinala-se hoje

Assinala-se hoje, dia 18 de outubro, o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, uma das mais graves violações de direitos humanos.

O gabinete do Ministério da Administração Interna, em comunicado, destaca que os “dados do relatório anual do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), hoje publicado, demonstram que, no ano 2020, foram sinalizadas 229 situações, uma redução face às 280 situações sinalizadas em 2019”.

De acordo com o mesmo gabinete a “larga maioria das situações sinalizadas (76%) diz respeito a cidadãos nacionais de países terceiros que têm Portugal como país de destino, com destaque para o número de situações relativas a cidadãos oriundos da Índia (40 situações). O tipo de tráfico mais registado continua a ser para fins de exploração laboral (79 situações)”.

O relatório demonstra ainda que a “maioria das (presumíveis) vítimas é adulta, sendo que entre os menores sinalizados a percentagem mais significativa é do género feminino”.

Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos assinala-se hoje
Fotografia: GNR

“No seguimento das 229 situações sinalizadas, os cinco Centros de Acolhimento e Proteção (CAP) acolheram 23 (presumíveis) vítimas, sendo 17 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, entre adultos e menores, aos quais foi prestada assistência a vários níveis, nomeadamente médica/psicológica”, avança a nota informativa que esclarece que o “tráfico de seres humanos é uma realidade com um impacto a nível global. Portugal não está imune a este fenómeno, ao qual está associado um conjunto de causas e consequências problemáticas, tais como o crime organizado, a exploração sexual e laboral, as assimetrias endémicas entre os países mais desenvolvidos e os mais carenciados, questões de género e de Direitos Humanos ou a quebra de suportes familiares e comunitários”.

O ministério relembra que o “fenómeno do tráfico de seres humanos é abrangente, mas são identificados grupos que apresentam uma maior vulnerabilidade, tais como as mulheres e as crianças”, reafirmando o “seu compromisso na defesa dos Direitos Humanos, em particular na defesa daqueles que, por razões diversas, se encontram em situações de particular fragilidade e, por isso, mais expostos ao fenómeno do tráfico de seres humanos”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade