Procurar
Publicidade

Valongo vence prémio ambiental European Green Leaf 2022 da Comissão Europeia

Valongo vence prémio ambiental European Green Leaf 2022 da Comissão Europeia

Valongo é o município vencedor do European Green Leaf Award 2022, uma iniciativa da Comissão Europeia que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos.

A autarquia destaca que o “prémio financeiro no valor de 200.000 euros será aplicado em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental”.  

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou que o município recebe com muito “orgulho o European Green Leaf Award 2022”.

“É uma grande honra vencer este prémio que significa tanto para nós e que é também um incentivo para continuar a fazer mais e melhor. Acreditamos que este é o caminho! Desta forma, a Comissão Europeia pode ir mais longe, envolvendo os governos locais neste desafio social único de salvar o Planeta Terra”, salientou.

Valongo vence prémio ambiental European Green Leaf 2022 da Comissão Europeia
Fotografia: Official European Green Capital Award

Refira-se que o chefe do executivo participou remotamente na cerimónia de entrega de prémios que se realizou na Finlândia, na cidade de Lahti, vencedora do European Green Capital de 2021.

O presidente da autarquia avançou, ainda, que “esta iniciativa da Comissão Europeia é muito importante, sobretudo porque reconhece o nosso compromisso com melhores resultados ambientais e os nossos esforços para gerar crescimento verde. Combater as mudanças climáticas, defender nossos valores, garantir liberdade, garantir democracia, proteger nosso único lar, o planeta Terra, é o maior desafio que temos para as próximas décadas”.

“Em Valongo, fazemos isso todos os dias porque acreditamos firmemente que esta é a melhor forma de mudar a forma como tratamos o nosso planeta. Este importante reconhecimento é o melhor agradecimento que podemos dar à nossa comunidade e é também um estímulo para continuar a fazer o que é correto. Parabéns à Comissão Europeia por esta grande iniciativa”, acrescentou o responsável pelo executivo municipal.

Na decisão do júri além do “envolvimento dos cidadãos em processos participativos”, pesou “os projetos municipais de eficiência energética, a implementação de hortas biológicas urbanas, o sistema de recolha de resíduos porta-a-porta e a criação das associações intermunicipais Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade