Penafiel e Amarante encontram-se entre os municípios mais procurados por investidores e turistas, segundo o estudo Portugal City Brand Ranking© 2021, da Bloom Consulting Portugal, criada em 2003, consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para países, regiões e cidades.
Segundo a 7.ª edição do estudo da Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Guimarães e Matosinhos resistem à pressão de outros municípios.
Refira-se esta 7.ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o “desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos, gerando rankings não só por categoria, mas também por região”.
De acordo com os mesmo estudo e apesar de Lisboa volta a liderar o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© nesta 7.ª edição, no que diz respeito às pontuações, a “Região Norte é uma das mais equilibradas sendo que muitas das variações se devem apenas à variação de algumas décimas nas diversas variáveis. Ainda assim, o Top 5 da região mantém-se inalterado com Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Guimarães e Matosinhos a resistirem às subidas e descidas que se fizeram sentir por toda a região em que apenas 16 em 86 municípios mantiveram o mesmo lugar regional que no ranking anterior”.
No ranking da região Norte, Penafiel, por exemplo, surge em 18.º lugar, logo atrás de Amarante, como a cidade mais procurada na captação de investidores e turistas.
Gondomar é 19.º, Valongo, 20.º, Paredes surge em 22.º lugar e Felgueiras em 25.º lugar do ranking da região Norte.
Paços de Ferreira, Ranking Regional, surge em 33.º lugar, Lousada em 29.º, Marco de Canaveses, em 44.º, Amarante em 17.º, Arouca, 36.º, Baião, 47.º, Cinfães, 61.º lugar e Castelo de Paiva, em 45.º, a nível regional.
A Bloom Consulting, reforça que “entre o Top 5 e a 11ª posição assiste-se, sobretudo a trocas de lugar com Maia, Viana do Castelo, Vila do Conde, Barcelos e Póvoa do Varzim a intercalarem-se do 6º ao 11º lugar. Vila Real mantém o 12º posto e Santa Maria da Feira volta ao 13º lugar que conquistou em 2016 e 2017, impulsionada pelo D2© na dimensão de Viver e pelo desempenho nas redes sociais”.
O estudo esclarece que “Ponte de Lima desce duas posições para o 15º lugar com Famalicão a manter o seu 14º posto. Santo Tirso com a 16ª posição faz parte do grupo que manteve a sua posição regional, seguindo-se um grupo de municípios que trocaram de posição entre o 17º e o 20º lugar (Penafiel e Valongo cedem a sua posição a Amarante e Gondomar). Amarante, 17º classificado, repete a sua melhor posição de sempre alcançada em 2016 e 2017”.
“Ainda no Top 25 vemos Paredes que sobe três posições, Esposende que desce 2 lugares, São João da Madeira que mantem a sua posição e ainda uma escalada de 4 posições por parte de Felgueiras que se estreia no Top 25 regional com a sua melhor posição de sempre também a nível nacional”, realça a nota informativa que nos foi endereçada.
Citado em comunicado, Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting Portugal, destaca que apesar “da descida de rendimento em muitos dos parâmetros avaliados, esta é a edição em que o Porto mais se aproxima de Lisboa no Ranking Nacional, passando a distância entre as duas cidades pela primeira vez de 4 para 3 décimas”.
Filipe Roquette avança que “em todas as dimensões assistimos a um aumento significativo de pesquisas proativas em motores de busca de todo o mundo sobre a segunda maior cidade portuguesa”.
A Bloom Consulting Portugal salienta que a “7.ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos, gerando rankings não só por categoria, mas também por região”, constituindo o Portugal City Brand Ranking© uma importante ferramenta conhecer e comparar municípios.
“Mais do que um estudo baseado em dados que classificam o desempenho das marcas dos municípios portugueses de forma tangível e realista, edição deste ano do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2021, conta com uma renovada plataforma online que permite não só aceder aos estudos como, também, explorar toda a informação disponível sobre os municípios, podendo mesmo compará-lo com qualquer um dos outros 307 municípios nacionais”, acrescenta o comunicado.
O Portugal City Brand Ranking© é um “estudo anual desenvolvido pela Bloom Consulting, baseado num algoritmo proprietário, que considera diversas fontes de informação relacionadas com as três dimensões analisadas: Negócios, Visitar e Viver. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceções sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista”.
A metodologia é composta por três variáveis base: “a económica turística e social, representada por dados estatísticos; a procura através das pesquisas online, captadas pela ferramenta Digital Demand – D2©; e a performance online, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada concelho. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia da marca dos diversos municípios perante diversos públicos-alvo; investidores, turistas e novos residentes”.
Ranking da Região Norte (alguns concelhos)
Penafiel
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 54 | -4 |
Negócios | 51 | -12 |
Visitar | 69 | 6 |
Viver | 50 | 3 |
Ranking Regional | 18 | -1 |
Negócios | 20 | -4 |
Visitar | 22 | 2 |
Viver | 18 | 0 |
Paredes
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 61 | 6 |
Negócios | 55 | 11 |
Visitar | 80 | 9 |
Viver | 56 | 1 |
Ranking Regional | 22 | 3 |
Negócios | 21 | 5 |
Visitar | 26 | 4 |
Viver | 21 | -1 |
Paços de Ferreira
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 93 | 15 |
Negócios | 78 | 10 |
Visitar | 142 | 6 |
Viver | 75 | 23 |
Ranking Regional | 33 | 6 |
Negócios | 30 | 5 |
Visitar | 47 | 0 |
Viver | 31 | 4 |
Lousada
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 83 | 8 |
Negócios | 74 | -5 |
Visitar | 122 | 17 |
Viver | 72 | 6 |
Ranking Regional | 29 | 3 |
Negócios | 28 | -1 |
Visitar | 42 | 0 |
Viver | 28 | 2 |
Marco de Canaveses
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 127 | 5 |
Negócios | 117 | -5 |
Visitar | 166 | 14 |
Viver | 113 | 3 |
Ranking Regional | 44 | 0 |
Negócios | 41 | -1 |
Visitar | 56 | -1 |
Viver | 39 | 0 |
Amarante
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 52 | 1 |
Negócios | 50 | -10 |
Visitar | 47 | 6 |
Viver | 62 | 5 |
Ranking Regional | 17 | 1 |
Negócios | 19 | -2 |
Visitar | 13 | 3 |
Viver | 25 | 1 |
Arouca
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 98 | -1 |
Negócios | 88 | 8 |
Visitar | 99 | 14 |
Viver | 110 | -24 |
Ranking Regional | 36 | -2 |
Negócios | 32 | 5 |
Visitar | 31 | 6 |
Viver | 38 | -5 |
Baião
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 145 | -3 |
Negócios | 176 | -3 |
Visitar | 112 | -21 |
Viver | 163 | -7 |
Ranking Regional | 47 | -1 |
Negócios | 54 | -1 |
Visitar | 37 | -6 |
Viver | 50 | 0 |
Cinfães
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 206 | 6 |
Negócios | 210 | -5 |
Visitar | 198 | 21 |
Viver | 217 | -13 |
Ranking Regional | 61 | 1 |
Negócios | 61 | -3 |
Visitar | 64 | -1 |
Viver | 62 | -1 |
Felgueiras
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 67 | 12 |
Negócios | 46 | 15 |
Visitar | 127 | 16 |
Viver | 59 | 0 |
Ranking Regional | 25 | 4 |
Negócios | 17 | 6 |
Visitar | 45 | -1 |
Viver | 23 | -2 |
Castelo de Paiva
País 2021 | Posição | Variação |
Região 2021 | Posição | Variação |
Ranking Nacional | 135 | 9 |
Negócios | 129 | -7 |
Visitar | 117 | 32 |
Viver | 165 | -8 |
Ranking Regional | 45 | 2 |
Negócios | 43 | -2 |
Visitar | 40 | 8 |
Viver | 51 | 0 |
Fonte: Bloom Consulting Portugal