A Câmara de Penafiel e os agrupamentos de escolas do concelho assinaram protocolos de autonomia financeira dos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, sendo que 37 jardins-de-infância e 36 escolas do 1.º ciclo do ensino básico vão beneficiar com esta medida.
A autarquia penafidelense destaca, na sua publicação oficial online, que através desta iniciativa, Penafiel continua a “apoiar financeiramente os agrupamentos de escolas permitindo-lhes implementar os projetos educativos delineados para os estabelecimentos de educação e ensino, bem como, adquirir material didáctico-pedagógico e material informático”.
O município esclarece que esta iniciativa “enquadra-se no conjunto de ações que a Câmara Municipal de Penafiel tem promovido na área da educação, e de que são exemplo os acordos de colaboração com as Juntas de Freguesia para gestão do serviço de refeições, das atividades de animação e de apoio às famílias penafidelenses e o apoio com os transportes escolares”.
A câmara municipal relembra que “Penafiel possui um Conselho Municipal de Educação, que integra os diretores dos Agrupamentos de Escolas, os representantes dos pais, dos professores, da saúde e das forças de segurança, onde são debatidos os assuntos de grande importância na área da Educação”.
“Trata-se de uma entidade de coordenação e consulta, que tem por objetivo promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos vários parceiros sociais. Temas de grande relevância, como os transportes escolares ou a descentralização das competências na área da Educação para o Município, são debatidos nesse fórum”, acrescenta a publicação.