O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, referiu, esta segunda-feira, em declarações ao Novum Canal, que este equipamento vai conferir uma nova centralidade à cidade e funcionar como pólo de atração a mais jovens e mais pessoas.
O chefe do executivo que presidiu, também, ao arranque do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins de sub-17 e sub-19, competição que vai decorrer em simultâneo, entre hoje e o próximo dia 11 deste mês, no mesmo pavilhão, reiterou que o seu objetivo e o do seu executivo, assim que foram eleitos, era o de requalificar o centro de Paredes, promover e criar equipamentos que pudessem contribuir para o incremento da qualidade de vida dos cidadãos.
“Este é mais um passo nessa qualificação que queremos dar ao concelho. Sempre entendemos que um território tem de ter uma cidade-sede que seja âncora, que consiga atrair população e beneficie, também, com equipamentos como este. Quer este pavilhão, quer a piscina, quer o estádio municipal, quer o auditório são equipamentos que irão permitir incrementar eventos de referência no concelho”, disse, referindo que a obra está orçada em cerca de dois milhões e quatrocentos mil euros, mais IVA, teve uma fatia de fundos comunitários e a restante foi proveniente do recurso ao BEI, num empréstimo a 15 anos.
O edifício dispõe de “duas naves principais (uma com 2000 m2 e outra com 550 m2) e um espaço de 400 m2 para a realização de eventos, assim como balneários, camarins, bar e salas de apoio”.
O vereador do Desporto, Paulo Silva, relevou, também, a importância de reabertura deste equipamento à comunidade com a particularidade de finda a cerimónia de inauguração do Multiusos ter decorrido a abertura do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins de sub-17 e sub-19, uma modalidade com raízes no concelho e que tem inúmeros seguidores no território.
“Há atletas de Paredes que estão a competir na seleção de sub-17 e acho que esta foi uma forma digna de abrir este espaço à comunidade e ao mesmo tempo trazer juventude a Paredes. É nosso objetivo que possam usufruir deste equipamento e darem início a uma carreira nas várias modalidades que possam vir a serem desenvolvidas”, expressou, manifestando o desejo de que Paredes possa continuar a servir a seleção nacional, com atletas formados no concelho.
Refira-se que o Torneio Europeu de Hóquei em Patins sub-17 conta com seis seleções (Andorra, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal).
Já o escalão de sub-19 serão quatro as seleções participantes (Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal).