Baltar acolhe aquele que será o derradeiro Concerto Falado do Mappa 21, projeto de programação cultural em rede, que pretende promover diferentes eventos em áreas como o teatro, a música e o património, organizado pela Câmara de Paredes e a Astro Fingido, associação cultural.
Depois de ter passado pelo Mosteiro de Cête, a Igreja/Mosteiro de Vilela e Torre dos Alcoforados), este será o derradeiro Concerto Falado tendo, como mote temático a Lenda da Romaria a Santiago.
O espetáculo decorrerá ao ar livre, a partir das 21h30, no espaço envolvente à Capela da Senhora da Piedade da Quintã.
A organização destaca, em comunicado, que a “iniciativa combina a palavra e a música por via de uma alquimia muito peculiar, na qual o vídeo de Francisca Dores contextualiza de forma livre e sonhadora a atmosfera vivenciada, num espetáculo sob a direção cénica de Susana Oliveira”.
“Na essência os Concertos Falados (têm quatro apresentações no total e são sempre realizados em lugares distintos) apresentam música ao ar livre em diálogo com a palavra. Reforçando a ideia: o Concerto Falado resulta de um binómio artístico que junta um músico (nickelharpa ou guitarra) a um performer para dar a conhecer a recriação de uma lenda paredense – a Srª do Salto ou a Romaria a Santiago – reescrita pelo escritor Jorge Palinhos”, acrescenta a nota informativa que nos foi endereçada.
A organização realça, por outro lado, que o Museu Móvel, projeto de Patrick Hubmann já ‘aterrou’ em Lordelo, encontrando-se desde 30 de agosto instalado nesta cidade, no largo da Igreja matriz, e permanecerá no local até ao dia 30 de Setembro.
O artista plástico austríaco, radicado em Portugal, Patrick Hubmann, concebeu “uma instalação simples, denominada em termos de conceito por Museu Móvel e cujo conteúdo faz uma homenagem às gentes e aos ofícios de Paredes”.
“O referido dispositivo artístico contempla elementos fotográficos e textos que remetem para a historicidade do concelho, algo com o qual o visitante se confronta numa visão quase caleidoscópica logo que é convidado a entrar no dispositivo”, refere o comunicado.