O concelho de Marco de Canaveses abre as suas portas ao “De Volta à Praça” no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de setembro.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa) destaca que serão dois dias de “animação para pequenos e graúdos, com espetáculos de circo, teatro e dança e oficina de circo e marionetas para toda a família, tudo com entrada gratuita”.
Refira-se que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) é um dos parceiros do projeto “De Volta à Praça”, liderado pelo Coliseu do Porto, em parceria com o Teatro Nacional São João.
A CIM realça que o “Jardim Municipal do Marco de Canaveses e o Jardim da Alameda Dr. Miranda da Rocha, no centro da cidade, acolhem os dois últimos espetáculos do programa – um do Circo do Coliseu do Porto e um da Companhia Erva Daninha, complementados por uma oficina de circo e marionetas”.
O primeiro espetáculo, do Circo do Coliseu do Porto,, realiza-se no sábado, numa aventura “fora da casa-mãe para recuperar a tradição itinerante do circo, montando arraial no Jardim Municipal do Marco de Canaveses”.
“O Circo do Coliseu do Porto é uma instituição com uma longa história que anima a cidade do Porto desde 1941”, refere a organização que realça que este é um “espetáculo que reúne artistas e números de renome nacional e internacional, numa proposta nova que atualiza e reinventa a linguagem e as formas das artes circenses, que o convida a assistir às novas tendências do circo com o humor e o atrevimento do café-teatro”.
Ainda neste dia, às 15h00, no Emergente Centro Cultural, decorrerá uma oficina de circo e marionetas, dinamizada pelo Teatro da Palmilha Dentada.
O “De Volta à Praça” prossegue no domingo, dia 12, às 18h00, no Jardim da Alameda Dr. Miranda da Rocha, com a apresentação da peça Rasto, da Companhia Erva Daninha,.
O espetáculo junta a “dança e a acrobacia, que usa o arrojo de uma máquina agrícola como elemento cenográfico, um adereço invulgar para uma apresentação poética que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina, mas também a forma como o rural e o urbano estão inextricavelmente ligados das nossas paisagens no nosso imaginário”.
“O “De Volta à Praça” é um programa transversal que, com o circo, a música, o teatro e a dança como corpo estruturante, se apresenta para convocar todos os públicos à praça pública”, acrescenta a CIM Tâmega e Sousa que reforça que “unindo as grandes empresas artísticas do Coliseu do Porto e do Teatro Nacional São João e reunindo os talentos do Circo do Coliseu do Porto, com espetáculos pensados e criados por estas companhias do Norte do país”.
O evento tem como objetivo “criar um espaço de programação de circo que, associado ao património natural e cultural dos territórios, convoque as pessoas para o centro das localidades e crie novos espaços de encontro e partilha da comunidade”.
O projeto “De Volta à Praça” é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.