O atleta Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segundo classificado, na primeira etapa da 21.ª edição do Troféu Alves Barbosa terminou em Águeda e consagrou Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) como vencedor.
O atleta da Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel chegou em segundo, também isolado, a cerca de um minuto do companheiro de fuga, conquistando ainda a camisola da juventude.
O ciclista Ivan Polo (Logos Team) conquistou o terceiro lugar ao sprint.
Já João Martins (C.C.Barcelos/A:F:F:/Flynx/H.M.Motor) lidera a geral de metas volantes.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que o “pelotão rolou compacto durante grande parte da tirada, com apenas algumas movimentações, sem sucesso”, com a fuga a consumar-se “quando faltavam cerca de 25 quilómetros para o final, composta por quatro elementos: Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), Bruno Lopes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Samuel Martins (Tensai/Sambiental/Santa Marta/Academia)”.
A federação reforça que os ciclistas “Bruno Lopes e Samuel Martins acabariam por descolar do grupo da frente, deixando Tiago Santos e Rafael Durães na liderança da corrida”, sustentando que “no último prémio de montanha, em Sangalhos, Tiago Santos impôs um ritmo forte, acabando por conseguir isolar-se na frente” e vencer a primeira etapa do Troféu Alves Barbosa, com mais de dois minutos de vantagem sobre o pelotão.
Com esta vitória, Tiago Santos garantiu a camisola amarela, a liderança da geral por pontos e ainda a da montanha.
Este domingo decorre a segunda e última etapa da prova vai ligar Arazede a Montemor-o-Velho, num percurso com 77,7 quilómetros.