Pedro Miguel Lopes foi, hoje, o 25.º classificado na prova de fundo para sub-23 do Campeonato da Europa de Estrada, uma corrida de 132 quilómetros, disputada em Trento, Itália.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que o “desempenho do minhoto ficou marcado pelo ataque que desferiu na penúltima das dez voltas ao circuito trentino”, salientando que a “20 quilómetros da meta, após o alto da subida de Povo, num momento de indecisão do pelotão, Pedro Miguel Lopes destacou-se do pelotão, na companhia de quatro outros corredores”.
“O quinteto em que rodava o português estava em posição intermédia, perseguindo o belga Lennet van Eetvelt”, acrescentou a federação que reforçou que “A Itália, com um elemento no grupo de Pedro Miguel Lopes, não estava satisfeita com a situação de corrida, anulando a fuga nas últimas rampas da derradeira escalada a Povo. Nesse momento, deu-se novo ataque, que isolou sete homens, que viriam a discutir o título de campeão da Europa”.
O representante da Bélgica bateu ao sprint o “italiano Filippo Baroncini e o espanhol Juan Ayuso, “roubando” o ouro às seleções que mais esforços colocaram no controlo da corrida. Foram essas equipas, sobretudo a espanhola, as responsáveis pelo ritmo intenso logo desde a partida, o que dificultou a tarefa de colocação dos ciclistas portugueses”, afirmando que foi essa colocação deficitária que levou “Miguel Salgueiro e Pedro Andrade a perderem o “comboio” da frente, a quatro voltas do final, quando o pelotão ficou dividido em dois grupos”.
Miguel Salgueiro foi 58.º, a 6m00s do vencedor, e Pedro Andrade terminou no 65.º posto, com igual atraso.
Fábio Fernandes não concluiu a corrida.