O ciclista João Almeida foi o décimo classificado e Rafael Reis terminou no 14.º lugar, no contrarrelógio de elite do Campeonato da Europa de Estrada, disputado hoje em Trento, Itália.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que os “dois representantes de Portugal cumpriram as expectativas e classificaram-se entre os melhores, fazendo uma gestão correta do esforço, embora sentido alguma quebra na parte final”.
João Almeida cruzou a meta ao fim de 25’46’’07, tendo pedalado à média de 52,16 km/h.
“Este registo valeu ao caldense o décimo lugar, cumprindo a meta de ficar entre os dez melhores da Europa neste contrarrelógio. Almeida gastou mais 1’16’’22 do que o vencedor, o suíço Stefan Küng, que revalidou o título graças ao tempo-canhão de 24’29’’85 (média de 54,86 km/h)”, lê-se no comunicado da Federação.
Rafael Reis também se bateu com os melhores, ficando apenas a 17 segundos de entrar no top 10.
“Completou o contrarrelógio em 26’03’’19, o que lhe valeu a 14.ª posição, o melhor resultado do palmelense em Europeus de elite. O corredor da Efapel foi hoje o segundo melhor entre os ciclistas que não representam formações do WorldTour, quatro segundos mais lento do que o belga Rune Herregodts, da ProTeam Sport Vlaanderen-Baloise”, acrescenta a nota informativa.
Portugal esteve também representado no contrarrelógio de sub-23, prova disputada no mesmo percurso da de elite.
“Fábio Fernandes registou 29m48s, ficando na 44.ª posição. Gastou mais 4’12’’85 do que o vencedor, o dinamarquês Johan Price Pejtersen”, reforça a federação que sustenta que o “segundo classificado foi o norueguês Søren Wærenskjold, a 33,68 segundos. O neerlandês Daan Hoole fechou o pódio, a 34,47 segundos”.
Amanhã começam as provas de fundo. Portugal terá representantes nas três corridas de sexta-feira. Às 8h00 inicia-se a prova de fundo para juniores masculinos. Às 12h50 é a vez de as juniores femininas entrarem em ação. Às 15h30 arranca a corrida de sub-23 femininas.