A Câmara de Lousada apresenta um conjunto de atividades para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, a pensar no arranque do ano escolar.
Assim, os alunos que frequentam o ensino pré-escolar vão ter, dentro da componente letiva, “Literatura Emergente e Atividade Física e Motricidade”.
“Estas novas valências resultam das necessidades identificadas pelas educadoras de infância junto dos mais pequenos. No prolongamento de horário tem continuidade a Hora do Conto, a Atividade Física e Desportiva e a Natação”, destaca a autarquia.
Já os alunos do primeiro ciclo vão ter atividades em áreas como “Competências Digitais e Musicoterapia”.
“No que respeita às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) existem algumas novidades prevista. Os alunos do 4.º ano vão frequentar a atividade designada “Competências Digitais”, com a finalidade de promover a cidadania digital ativa, crítica e responsável. O desenvolvimento destas ações é feito com recursos a equipamentos próprios ou disponibilizados pelo Ministério da Educação”, avança o município.
A Musicoterapia é outra das novidades implementadas pela Câmara de Lousada.
“A atividade destina-se a alunos com medidas de suporte de aprendizagem e inclusão. A Musicoterapia tem como objetivo primordial estimular o movimento cognitivo, através de técnicas musicais”, sustenta a câmara que realça que mantém-se a atividade Lúdico-Expressiva, para os alunos do 1.º e 2.º anos, e ainda o xadrez para o 3.º ano.
“A Música e a Atividade Física e Desportiva (AFD) são as outras atividades para todos os anos do 1.º ciclo. Os alunos do 1.º e 2.º frequentam a atividade de AFD até à interrupção do Carnaval e depois passam a frequentar atividade de adaptação ao meio aquático. Os alunos do 3.º e 4.º anos iniciam com Natação e depois AFD. Enquanto se mantiverem as restrições impostas pela DGS, fruto da Covid-19, a atividade de natação é substituída por Técnicas de Relaxamento, promovendo momentos mais descontraídos, o bem-estar e a saúde em geral”, acrescenta a nota informativa.