Lousada recebe, entre quinta e sexta-feira, as VIII Jornadas da Educação, uma iniciativa do município e o CFAE que, este ano, tem como tema “Resistência ou resiliência: saúde e bem-estar na escola, em tempos de pandemia”.
O presidente da autarquia, Pedro Machado, irá presidir à sessão de abertura, sendo que a cerimónia irá contar, igualmente, com a presença de João Gonçalves, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, dos diretores dos agrupamentos de escolas de Lousada e do diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente, António Campos.
A conferência de abertura estará a cargo do jornalista Luís Osório, seguindo-se a intervenção de “Neuza Pedro, docente no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, que vai falar acerca de “Tecnologias na Educação: resistências e oportunidades”.
A manhã termina com a comunicação de “José Verdasca, professor na Universidade de Évora e Coordenador Nacional do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, que vai apresentar “Resistência ou resiliência?”.
Durante a tarde vão realizar-se diversas Oficinas Temáticas, com temas como “Lousada Geológico”, “Promoção da literatura emergente na educação pré-escolar” e “Sistemas agroflorestais como modelos de sustentabilidade”. “Aprender a ser feliz: a inteligência emocional”, “Literatura e cinema”, “Educação inclusiva: musicoterapia”, “Cinema de animação: um formato pedagógico”.
Estão, ainda, agendadas as oficinas “Orientação: o desporto da floresta” e “Oficina de Encadernação Manual” são outros dos temas que fazem parte das oficinas temáticas”.
No segundo dia de Jornadas da Educação, sexta-feira, os trabalhos têm início com a intervenção de “Paulo Guerra, juiz Desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra, sobre “A visibilidade dos Direitos Humanos da criança”.
“Um ensino inclusivo é um ensino diverso: Questões LGBTI+ na Escola” é o tema da apresentação de Daniela Leal, psicóloga e investigadora na Universidade do Porto, seguindo-se a palestra “Os comportamentos aditivo em pandemia”, da autoria de José Goulão, Diretor-Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
“Ser Professor: realidades e olhares “ é o tema da última comunicação que vai ser feita por Rui Trindade, professor e investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, do Ministério da Educação.
O vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada, António Augusto Silva, encerrará as jornadas.
A autarquia lousadense destaca que o “evento conta com o apoio da CIM-Tâmega e Sousa, no âmbito do seu Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) e em articulação com os órgãos de direção dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho e de várias personalidades do mundo académico”.